SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR ACOMPANHANTES DE PACIENTES CRÍTICOS INTERNADOS EM UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1094

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva; Emoções; Acompanhante de paciente.

Resumo

Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva, é um setor hospitalar que se difere dos demais, por se tratar de um local destinado a cuidados avançados e constante monitorização, que geralmente corrobora para o desenvolvimento de fragilidade familiar, principalmente quando o paciente se encontra em estado hemodinamicamente instável. Objetivo: Refletir sobre as emoções dos familiares e transcender uma reflexão ampla, abrangendo os sentimentos dos familiares em relação a internação do paciente em Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura, com características do tipo teórico-reflexivo, de abordagem qualitativa e viés exploratória. A busca ocorreu nas bases, BDENF, LILACS e no portal SciELO, com os critérios de inclusão, artigos publicados na integra de acesso gratuito e que abordassem a temática do estudo, dissertações, teses, capítulos de livros, nos idiomas português e inglês. E critérios de exclusão, estudos incompatíveis com a temática da pesquisa. Ademais, ocorreu a pesquisa dos descritores em saúde combinados com o operador booleano “AND”. Resultados: Nesse cenário, evidenciaram que os principais sentimentos mostrados pelos acompanhantes de pacientes críticos na UTI são: angustia, medo, impotência, tristeza, culpa e desespero. Conclusão: Portanto, são importantes profissionais habilitados para promoverem uma melhor conexão com os acompanhantes, e assim melhorar a assistência ofertada, que também se aplica aos acompanhantes, cuidando do fator emocional e sanando todas as eventuais dúvidas que possam a vir surgir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Rayanne da Silva Silva

Bacharel em Enfermagem, vinculada a instituição Faculdade Santa Terezinha – CEST, Brasil.

Allan Bruno Alves de Sousa Santos

Acadêmico de enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

Leandro Barbosa Teixeira

Mestrando educação pela universidade estacio de Sá

Luiz Paulo Ribeiro da Rocha

Graduando do 9° período de Enfermagem pela UNESA - Universidade Estácio de Sá

Laiany Maiara Quirino de Paula

Psicóloga graduada pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Dedica-se a pesquisas e produções científicas sobre o envelhecimento humano, processos de hospitalização e impactos psicossociais da pandemia da Covid-19.

Weberton Dorásio Sobrinho

Graduando do curso de medicina pela Universidade de Rio Verde (UniRV) - Campus Goianésia, Brasil. Atualmente, é presidente do Centro Acadêmico Dr. João Jaques Coelho (CAJJC) .

Gerson Pedroso de Oliveira

Graduado na  UNINOFAFAPI, no curso odontologia formando-se em 2016.

Ericka Esteves Walder

Graduada na universidade Gama Filho e cursando pós graduação em CTI/Urgência e Emergência.

Cássia Isabelle Carvalho Alves Moreira

Acadêmica do VIII bloco do curso de Enfermagem da Cristo Faculdade do Piauí-CHRISFAPI. Secretária (Diretoria) do Centro Acadêmico de Enfermagem- CAENF

Edla Nayara da Silva Lima

Acadêmica do curso de Bacharelado em enfermagem da Faculdade M-Educar (FAMED)

Luiz Cláudio Galera de Oliveira Filho

Graduando do 9° período de  Enfermagem pela UNESA - Universidade Estácio de Sá

Ronny Soares da Cunha

Graduando do 9° período de  Enfermagem pela UNESA - Universidade Estácio de Sá

Andressa Oliveira das Chagas Morais

Graduanda  em Enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA (2019); Participou do curso de Extensão Atua Enfermagem (2021); Participou do I Curso de Atualização em Pesquisa na área da Saúde (2021); Participou do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (2021); Participou do I Curso de Atualização em Sistematização da Assistência de Enfermagem (2021).

Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, Campina Grande PB,

Maria Eduarda de Barros Pardelhas

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, estagiária na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital e Maternidade Domingos Lourenço e presidente da Liga Acadêmica de Neonatologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALCÂNTARA, M. A. R. DE. Familiar/acompanhante na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI): interação com equipe de enfermagem. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Universidade Catolica de Salvador, 25 fev. 2014.

VIEIRA, C. A. L.; MARQUES, G. H. Morte, Angústia e Família: Considerações Psicanalíticas a partir de uma Unidade de Terapia Intensiva. Psicanálise & Barroco em revista, v. 10, n. 1, 12 jul. 2012.

SANTOS, D. G.; CAREGNATO, R. C. A. Familiares de pacientes em coma internados na Unidade de Terapia Intensiva: percepções e comportamentos. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 2, p. 487–495, 2013.

SANCHES, I. C. P. et al. Acompanhamento hospitalar: direito ou concessão ao usuário hospitalizado? Ciencia & saude coletiva, v. 18, n. 1, p. 67–76, 2013.

GUIMARÃES OLIVEIRA, L. et al. A experiência vivenciada pelo familiar do paciente crítico em isolamento de contato. Revista brasileira em promoção da saúde, v. 33, p. 1–10, 2020.

NEVES, J. DE L. et al. Da sala de espera ao leito: Observação de familiares sobre a Unidade de Terapia Intensiva. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e58810112111, 2021.

FRIZON, G.; NASCIMENTO E.R.P.;BERTONCELLO K.C.G.; MARTINS J.J. Familiares na sala de espera de uma unidade de terapia intensiva: sentimentos revelados. Rev Gaúcha Enferm.; v. 32 n. 1, p. 72-78. Porto Alegre, mar/ 2011. Disponível em: www.scielo.br. Online>. Acesso em 03/01/2022

FOLLE, J.C.S.; PAGANINI, M.C. Internamento em unidade de terapia intensiva: sentimentos e experiência dos familiares. v.1 n.1 p8-14. 2012. Disponível em: http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2013/02/INTERNAMENTO-EM-UNIDADE-DETERAPIA-INTENSIVA.pdf. Acesso em: 03/01/2022

FACCHI, A.; NONATO, K.; OLIVEIRA, R. INFECÇÃO HOSPITALAR RELACIONADA AOS VISITANTES E ACOMPANHANTES EM AMBIENTES CRÍTICOS. FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH), v. 2, n. 1, p. 74-79, 31 mar. 2020.

LIMA, F. M. O.; OLIVEIRA, C. R.; BATISTA, D. Q. G.; FORMIGA, C. C. A.; LIMA, C. Importância da lavagem das mãos no controle da infecção hospitalar para acompanhantes de pacientes internos de hospital

.UFPB. Disponível em: http://www.prac.uf pb.br/enex/trabalhos/6CCMDPSPROBEX2013374.pdf. Acesso em: 03 janeiro. 2022.

SIMONI, R. C. M.; SILVA, M. J. P. DA. O impacto da visita de enfermagem sobre as necessidades dos familiares de pacientes de UTI. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, v. 46, n. spe, p. 65–70, 2012.

Downloads

Publicado

19/01/2022

Como Citar

Silva, T. R. da S., Alves de Sousa Santos, A. B., Teixeira, L. B. ., Rocha, L. P. R. da ., Paula, L. M. Q. de ., Sobrinho , W. D. ., Oliveira, G. P. de . ., Walder, E. E. ., Moreira, . C. I. C. A. ., Lima , E. N. da S., Filho , L. C. G. de O. ., Cunha, R. S. da, Morais, A. O. das C. ., Apolinário , J. M. dos S. da S. ., & Pardelhas, M. E. de B. . (2022). SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR ACOMPANHANTES DE PACIENTES CRÍTICOS INTERNADOS EM UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311094. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1094