FERRAMENTAS EDUCATIVAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1101

Palavras-chave:

Métodos Gráficos, Planilhas Eletrônicas, Graduação

Resumo

A Química Analítica é uma parte da Química responsável pela identificação e quantificação de espécies químicas por meio do uso de métodos e técnicas quali e quantitativas empregadas em Análises Químicas. A presente pesquisa surgiu do anseio de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Química Analítica por meio do emprego das ferramentas digitais disponíveis mediante as Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC’s, em especial no ensino do conteúdo Equilíbrio Químico e Volumetria (ou Titulação), conceitos centrais no estudo de Química Analítica e que causam dificuldades de aprendizagem nos discentes do Ensino Superior. Para isso, baseado em Prospecção Científica e em Pesquisa Bibliográfica, apresentou-se exemplos de ferramentas Gráficas e Planilhas Eletrônicas criadas no Microsoft Excel® e distribuídas gratuitamente para serem usadas no ensino de conceitos de Equilíbrio Químico e Volumetria. Apresentou-se quatro ferramentas digitais disponíveis gratuitamente, que podem auxiliar no ensino e aprendizagem dos conteúdos Titulações (TitSim, TitGer e CurTiPlot) e Equilíbrio Químico (AlfaDist) por meio da Simulação Gráfica a partir do uso da Planilha Eletrônica do Programa Microsoft Excel®, visando auxiliar os discentes e docentes na aprendizagem e ensino do conteúdo Titulações, seguindo uma abordagem baseada no emprego dos Métodos Gráficos e Planilhas Eletrônicas para facilitar a compreensão das abordagens matemáticas e cálculos envolvidos no seu estudo por meio da visualização de Curvas de Titulação e suas variações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILAR CARRASCO, L. A. Incorporación de ambientes virtuales de aprendizaje en química: Un caso para enseñar química analítica. Tese (Doutorado em Investigação em Inovação Educativa) – BENEMÉRITA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE PUEBLA, Puebla, Pue, 2020.

ARAÚJO, D.X.; SILVA, R. R.; TUNES, E. O conceito de substância em química apreendido por alunos do ensino médio. Química Nova, v. 18, n. 1, p. 80-90, 1995.

ALVIM, T. R.; ANDRADE, J. C. A importância da química analítica qualitativa nos cursos de química das instituições de ensino superior brasileiras. Química Nova, v. 29, n. 168, p. 168-172, 2006.

ANDRADE, J. C. Química analítica básica: representações gráficas dos equilíbrios iônicos. Revista Chemkeys, v. 1, p. e019002-e019002, 2019.

ANDRADE, J. C. Química analítica básica: volumetria de neutralização-conceitos e curvas de titulação. Revista Chemkeys, v. 2, p. e020002-e020002, 2020.

BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E., BARONE, J. S. Química Analítica Quantitativa Elementar. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

BARD, A. J.; DE LA RUBIA PACHECO, J.; RICO, J. D. Equilíbrio químico. Madrid: Ediciones del Castillo, 1970.

BARRERA, V. F. R.; MULLO, A. Guapi. La importancia del uso de las plataformas virtuales en educación superior. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2018. ISSN: 1989-4155.

BORDINI, R. A.; OTSUKA, J.; BEDER, D.; MORANO, T.; TAVARES, L.; CAMARGO, A. E., OHNUMA, C.; BORGES, M. T. LabTecA-Laboratório Virtual de Química Analítica. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. v. 6, n. 1, p. 228, 2017.

CALEFI, R. M. Ensino de química analítica qualitativa na graduação: sua importância e metodologias adotadas. Dissertação (Mestrado em Ciências), Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

CHRISTIAN, G. D. Química Analítica. McGrawHill: São Paulo, 2010.

CROSETTI, V.; CAGGIANO, C. G.; CASELLA, M. L. La importancia de los recursos virtuales en épocas de pandemia. El curso de Química Analítica I de la UNNOBA como caso de estúdio. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, p. 83-92, 2021. DOI: 10.24215/18509959.28.e10

DANTAS, J. M.; SILVA, M. G. L.; FILHO, P. F. S. Uma proposta de material didático complementar para o ensino de conceitos em química analítica qualitativa. Didática de La Química, v. 19, n. 3, p. 188-194, 2008.

DENARI, G. B.; SACILOTO, T. R.; CAVALHEIRO, E. T. G. Avaliação do uso de planilhas computacionais como uma ferramenta didática em Química Analítica Qualitativa. Química Nova, v. 39, n. 3, p. 371-375, 2016.

FAGUNDES, A. H. A.; BITENCOURT, H. R.; PINHEIRO, J. C., ALMEIDA, O.; FARIAS, R. A. F.; SILVA, K. S. Tics no ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 91327-91338, 2021.

FATIBELLO-FILHO, O. Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica: equilíbrio químico e introdução à química analítica quantitativa. 1. ed. São Carlos: Editora Unicamp, 2012. v. 1. 50p.

GUTIERREZ ESTEBAN, P.; YUSTE TOSINA, R.; CUBO DELGADO, S.; LUCERO FUSTES, M. Buenas prácticas em el desarrollo de trabajo colaborativo en materias TIC aplicadas a la educación. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado. v. 15, n. 1, 2011.

HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 5. ed. ETC Editora S.A, Rio de Janeiro, 1999.

JIMÉNEZ NOBOA, V. F. Google classroom en el proceso enseñanza aprendizaje de la asignatura de química analítica en la carrera de pedagogía de las ciencias experimentales, química y biología, durante el período 2018-2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura en Ciencias de la Educación) - UNIVERSIDAD CENTRAL DEL ECUADOR, Quito, 2019.

LIMA, F. O.; CUNHA, M. B da. A fotografia como recurso didático para contextualizar conceitos de Química Analítica. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. 19, 2020.

LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, 2012.

MARCELO, L. R.; LOPES, G. F.; MARCELO, C. R.; SILVA, K. Utilização de livro digital (e-book) como material didático no ensino de química analítica quantitativa. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis, SC, Brasil. Anais. Santa Catarina, 2016.

MAIA, Rafael de Carvalho. TITSIM: um simulador de titulação em Excel para o ensino de Química. 2011. iv, 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MARINICH, R. M. O., FERNÁNDEZ, M. L., VALENZUELA, A. M., BUCHHAMER, E. E., & GIMÉNEZ, M. C. Química analítica: aprendizaje a partir de WebQuest. Avances en Ciencias e Ingeniería, v. 4, n. 1, p. 131-138, 2013.

MARTÍN-FERNÁNDEZ, B.; LÓPEZ, M. S. P.; PÉREZ, J. P. H., & RODRÍGUEZ, E. R. Uso de nuevas tecnologías en las enseñanzas universitarias de química analítica. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v. 20, n. 2, p. 140-154, 2016.

MENDONÇA, P. C.; JUSTI, R. S.; FERREIRA, P. F. Analogias usadas no ensino de equilíbrio químico: compreensões dos alunos e papel na aprendizagem. Enseñanza de las Ciências, (Extra), p. 1-4, 2005.

MONTEIRO, M. C.; TRUGO, L. C. Determinação de compostos bioativos em comerciais de café torrado. Química nova, v. 28, p. 637-641, 2005.

OSWALDO, B. T. A. Los Simuladores Virtuales Para El Aprendizaje De Química Analítica Con Los Estudiantes De Cuarto Semestre De La Carrera De Pedagogía De Las Ciencias Experimentales Química Y Biología Período Académico Octubre 2019 – Abril 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Carrera de biología química y laboratorio) – UNIVERSIDAD NACIONAL DE CHIMBORAZO, Riobamba, 2020.

OLIVEIRA, A. F.; SILVA, A. F.; TENAN, M. A.; OLIVO, S. L. TitGer: uma planilha eletrônica para simulação de titulação de mistura de compostos polipróticos. Química Nova, v. 30, p. 224-228, 2007.

PONS, J. D. P. Y CORTÉS, R. J. Buenas prácticas con TIC apoyadas en las Políticas Educativas: claves conceptuales y derivaciones para la formación en competencias. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, v. 6, n. 2, p. 15-28, (2008).

RAIMONDI, A. C.; RAZZOTO, E. S. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Química Analítica Qualitativa. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 36-48, 2020.

RODRIGUES, N. C., SOUZA, N. R., PATIAS, S. G. O., DE CARVALHO, E. T., CARBO, L., & DA SILVA SANTOS, A. F. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e22710413978-e22710413978, 2021.

SALINAS, J. Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria. Revista universidad y sociedad del conocimiento, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2004.

SÁNCHEZ, I. B. Recursos didácticos para fortalecer la enseñanza-aprendizaje de la economía. Projeto Final de Mestrado (Máster en Profesor de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanza de Idiomas, Especialidad: Economía) Universidad de valladolid. 7-8, 2012.

SANTANDER, J. M. P.; GONZÁLEZ, M. M.; MILLA, D. B.; DE CISNEROS, J. L. H. H.; RODRÍGUEZ, I. N.; AGUILERA, L. C. Desarrollo y aplicación de materiales virtuales en español y en inglés para un curso de Química Analítica. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, n. 5, p. 55-71, 2016.

SILVA, I. C. S.; SILVA, R. M. S. Simulador de Volumetria-Uma Ferramenta para Auxiliar o Ensino Remoto de Conceitos de Titulação. In: Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação. SBC, p. 195-202, 2020.

SKOOG, D. A; WEST, D. M.; HOLLER, F. J. Fundamentos de Química Analítica. Cengage: São Paulo, 2006.

SOUZA, M. P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. S. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. In: Anais de Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, v. 1, n. 1, p. 487-496, 2004.

SOUZA, T. G.; FERREIRA, R. Q. Considerações gerais sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Química Analítica. Revista Virtual de Química, v. 8, n. 3, p. 992-1003, 2016.

SOUZA, T. G. Utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem aliado ao Ensino Presencial de Química Analítica. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Química) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, Vitória, 2016.

SOBRINHO, O. P. L.; SILVA, M. S.; PANIAGO, R. N.; CAMPOS, V. M.; PEREIRA, A. I. S.; AGUIAR, R.; AGUIAR, L.; REIS, M. N. O. Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 3, n. 1, 2020.

TERRA, J.; ROSSI, A. V. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e aplicações atuais. Química Nova, v. 28, p.166-171, 2005.

TSAPARLIS, G.; KOUSATHANA, M.; NIAZ, M. Molecular equilibrium problems: Manipulation of logical structure and of Mdemand, and their effect on student performance. Science Education, v. 82, n. 4, p. 437-454, 1998.

TYSON, L.; TREAGUST, D. F.; BUCAT, R. B. The complexity of teaching and learning chemical equilibrium. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 4, p. 554-558, 1999.

VIEIRA, F. S.; FANTUZZI, F. Métodos Gráficos e Planilhas Eletrônicas: uma Abordagem para o Ensino de Química Analítica na Graduação. In: Anais [...] do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, Florianópoles, nov. 2000.

VILLARRUEL FUENTES, M. Innovar desde las tecnologías de la información y la comunicación. RIED. Revista iberoamericana de educación a distancia, v. 15, n. 1, p. 37-47, 2012.

Downloads

Publicado

06/02/2022

Como Citar

Dutra, J. W. A., Moreira, A. M. D., Pereira, A. I. S., Ribeiro, F. A. A., Rojas, M. O. A. I., Moreira, D. dos S. ., Santos, I. P. dos, Reis, E. F. dos, Oliveira, E. S. de ., & Silva, J. R. da . (2022). FERRAMENTAS EDUCATIVAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321101. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1101