ANÁLISE DO MOVIMENTO DO MÓVEL USANDO O TRILHO DE AR E A PLACA ARDUINO COMO AQUISIÇÃO DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1157Palavras-chave:
Ensino de Física, Arduino, ExperimentaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é propor uma nova prática pedagógica de ensino, com a finalidade de buscar um maior interesse dos alunos pelo ensino de ciências, principalmente em Física. O trabalho consiste em algumas etapas, realizações de experimentos utilizando um protótipo experimental chamado de Análise do Movimento do Móvel Usando o Trilho de Ar e a Placa Arduino como Aquisição de Dados. O protótipo uitiliza sensores LDR conectados à placa Arduino com a finalidade de fazer a marcação temporal do carrinho movimentar-se sobre o trilho de ar. A área da Física escolhida foi a da cinemática, especificando mais os conteúdos de movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), assuntos estes que causam muitas dúvidas em sua compreensão e na distinção entre estes dois movimentos. Duas atividades experimentais serão propostas aos alunos, uma de MRU e outra de MRUV, as quais se resumem a colocar o carrinho em movimento sobre o trilho de ar, fazer a marcação temporal através dos sensores na interface do Arduino, calcular a velocidade e observar se a mesma é constante no primeiro experimento, calcular a aceleração escalar para duas inclinações diferentes, verificar se é constante nos dois casos, além de propor aos alunos a construção do conhecimento acerca dos gráficos de cinemática. Espera-se que esse protótipo experimental seja uma ferramenta importantíssima e proveitosa nas aulas de Física.
Downloads
Referências
BARBOSA, A, R. ; JESUS, J, A. A utilização de materiais alternativos em experimentos práticos de química e sua relação com o cotidiano. Disponível em:
<http://www.annq.org/congresso2009/trabalhos/pdf/T77.pdf> Acesso em 10 de junho de 2016.
CARVALHO, A, M ,P. ; AZEVEDO, M. C. P, S. ; NASCIMENTO, V, B. ; CAPPECHI, M, C, M. ; VANNUCCHI, A, I. ; CASTRO, R, S. ; PIETROCOLA, M. ; VIANNA, D, M.; ARAÚJO, R, S. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
LEITE, L. Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino de ciências - Cadernos Didáticos de Ciências. Volume 1, Departamento de Ensino Secundário / Ministério da Educação, Lisboa, 2001.
PEREIRA, M, V. ; BARROS, S, S. Produção de vídeos por estudantes como uma nova estratégia de trabalho experimental no laboratório de física no ensino médio. Instituto Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia Teoria-Prática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.
SILVA, R. P.; ARAÚJO, M. L. F. Concepções de atividades experimentais e implicações na prática docente de professores de ciências. Universidade Federal de Sergipe, 2011.
SOUZA, A. C. A experimentação no ensino de ciências: Importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.