A LAGOA DO PORTINHO - PIAUÍ, BRASIL E SUAS CONTRBUIÇÕES AO TURISMO E MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1177Palavras-chave:
Impactos do Turismo; Potencial Turístico; Desenvolvimento Local; Meteorologia.Resumo
Tem-se como objetivo pensar sobre as diretrizes e os artifícios de turismo na Lagoa do Portinho, e seus impactos ambientais, sociais e econômicos gerados sobre nativos da área. As políticas públicas de turismo no Brasil têm se materializado por meio da implantação e execução de programas de ação governamental, tendo como referência a concepção de que o turismo é uma atividade econômica que colabora para a geração de emprego e aumento da arrecadação nas localidades que apresentam potencialidades para atrair um fluxo de turistas. O turismo é um importante fenômeno social, que nos últimos anos tem se mostrado bastante dinâmico no Brasil, ainda que com diferenças muito substanciais entre as diversas regiões brasileiras. Informações de variações de temperatura máxima, mínima e da amplitude térmica, umidade relativa, insolação total e cobertura de nuvens e as ocorrências dos seus extremos mensais, são importantes para a adequação de vestimentas, utensílios e outros aparatos necessários para um melhor aproveitamento da visitação local. O turista tem que seguir o guia turístico nas subidas das dunas, pois deste modo está contribuindo para a preservação ambiental e além do mais não deve sair espalhando lixo em toda região de estudo.
Downloads
Referências
BARROS, N. (1998). Manual de Geografia do Turismo: meio ambiente, cultura e paisagens. Recife: UFPE.
BORGES, O. M. (2005). Caldas Novas (GO) – Turismo e Fragmentação Sócio-Espacial (1970-2005). Dissertação de Mestrado. Instituto de Geografia: Uberlândia.
FURTADO, (1983). Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. 8ª ed. São Paulo: Ed. Nacional.
MEDEIROS, R. M.; AMORIM, M. R. B.; SANTOS, D. C. & ALMEIDA. M. F. C. (2012). Contribuição dos elementos meteorológicos ao turismo no parque nacional de Sete Cidade – Piauí. V1,P.109-223.
MEDEIROS, R. M.; BORGES, C. K. & PATRICIO, M. C. M. (2012). Contribuição dos elementos meteorológicos ao turismo rural no semiárido paraibano – Cabaceiras. Comunidades, Natureza e Cultura no Turismo. V1,P.1209-1223.
MEDEIROS, R. M.; POGGETTO, L. R. DAL. & ROCHA, F. C. (2009). Comportamento da velocidade dos ventos nas dunas da Lagoa do Portinho entre os municípios piauiense de Parnaíba e Luis Correia. Congresso ABIME – São Paulo, Semana da mudança climáticas – Rio Poty Hotel – Teresina – Piauí. POSTER, agosto de 2009.
MEDEIROS, R.. M.; POGGETTO, L. R. DAL. & ROCHA, F. C. (2009). Avaliação de elementos meteorológicos na Lagoa do Portinho entre os municípios piauiense de Parnaíba e Luis Correia – Piauí no período de dezembro de 2008 a agosto de 2009.
POSTER SOUZA JÚNIOR, X. S. DE S. DE; ITO, C. A. (2005). Turismo e espaço: uma leitura geográfica da interferência da atividade turística no processo de (re)organização sócioespacial do município de João Pessoa - PB. Scripta Nova: revista electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, v. IX, n. 194, 01de ago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.