CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR: QUAL A INTERSEÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1203Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino médio, Ensino superior, InfográficoResumo
Uma série de estudos se dedicam ao estudo da evasão escolar na etapa de ensino fundamental e médio, indubitavelmente devido ao apelo constitucional da universalização do ensino nestes ciclos educacionais. Entretanto, deixa uma lacuna que vem sendo preenchida lentamente por estudos recentes que se dedicam a entender o comportamento da evasão no ensino superior. Apesar de evidente que houve uma mudança significativa do perfil do universitário brasileiro a partir do sistema de cotas, sabe-se que a heterogeneidade dentro das universidades ainda prevalece. Nesse sentido, o objetivo do trabalho consiste em realizar um levantamento bibliográfico sobre a evasão nos ensinos médio e superior no Brasil e discutir as causas da evasão e comparar suas peculiaridades em cada etapa. Através de um infográfico que mapeia as variáveis por etapa de ensino no tempo, conclui-se que no Ensino Médio as causas da evasão estão relacionadas aos problemas externos ao aluno, como ambiente socioeconômico e cultural, políticas públicas educacionais e também àqueles pertinentes a escola, como relação professor e aluno e tamanho da escola. Já a evasão universitária absorve problemas relacionados a questões pessoais, como aptidão ao curso, filhos, trabalho, distancia etc.
Downloads
Referências
ANDRADE, Paulo César de Resende; CAMPOS, Cácia Aparecida. Evasão no bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, V . 14, N. 38,P.87-103 set/dez. 2019. DOI https://10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2019.Vol14.N38.pp87-103
BATISTA, Santos Dias; SOUZA, Alesxsandra Matos; OLIVEIRA, Júlia Mara da Silva. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, UNIUBE. Uberaba/MG, v. 9, n. 19, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
_______Lei nº 12.061, de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4o e o inciso VI do art. 10 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de outubro de 2009.
CABRERA, Alisson B A. A universalização do ensino superior brasileiro: direito de todos ou privilégio de alguns? Portal Jus Brasil. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/50550/a-universalizacao-do-ensino-superior-brasileiro-direito-de-todos-ou-privilegio-de-alguns
CASTELAR, Pablo Urano de C; MONTEIRO, Vitor Borges; LAVOR, Daniel Campos. Um estudo sobre as causas de abandono escolar nas escolas públicas de Ensino Médio no Estado do Ceará. Encontro Economia do Ceará em Debate (IPECE). GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, v. 1, p. 33, 2012.
COSTA, Valéria Machado; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE, v. 8, n. 3, 2010.
COSTA, O. S. da; BORGES GOUVEIA, L. Examinando Fatores Preditores da Evasão de Estudantes na Graduação a Distância. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 11, p. e211924, 2021. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.924
DIAS, Ellen Christine Moraes; THEÓPHILO, Carlos R.; LOPES, Maria AS. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros–Unimontes–MG. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP. 2010. p. 16.
FERRARI, Fernando Augusto. As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior-Osasco SP. Trabalho de Conclusão de Especialização. Universidade Federal do Paraná. 2014. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20826
GALINDO. Bruna Castelane. Universalização do ensino médio. Lei nº. 12.061/09. Revista ETIC. 2021. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/2348/1843
LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, v. 25, p. 14, 2012.
MATTA, Cristiane Maria Barra da; LEBRÃO, Susana Marraccini Giampietri; HELENO, Maria Geralda Viana. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e educacional, v. 21, p. 583-591, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
MONTEIRO, Vitor Borges; ARRUDA, Elano Ferreira. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar na Região Metropolitana de Fortaleza. Anais do I Circuito de Debates acadêmicos, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area3/area3-artigo19.pdf
MONTEIRO, Vitor Borges; CASTELAR, Pablo Urano de Carvalho; ARRUDA, Elano Ferreira. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar no município de Fortaleza (CE) em 2012. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 117-134, jan./abr. 2021.
MONTEIRO, Vitor Borges; PAULINO, Adrielle Laurentino. O estudo dos fatores que levam a evasão no âmbito da graduação em Finanças da FEAAC/UFC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, 2020. DOI https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-230
SILVA, Glauco Peres da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 18, n. 2, p. 311-333, 2013.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, p. 641-659, 2007.
SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; DE LIMA ARAÚJO, Ronaldo Marcos. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017. DOI https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527
TIAGO, F. M.; DE ALMEIDA, A.; BARROS, M. C. G. do N.; SCHLINZ, R.; JUNIOR, R. S. de O. Pandemia de Covid19 e o Ensino Remoto Emergencial: Análise do Aumento de Solicitações de Trancamento de Matrícula em uma Instituição Federal. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 42–65, 2021. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5712
TELES, Rogério de Mesquita; RIBEIRO, Illana Karina Dias. Estudo da evasão estudantil no curso de Licenciatura em Química do IFMA–campus São Luís Monte Castelo. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e7511225600-e7511225600, 2022. DOI https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25600
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.