O MESSIANISMO BENJAMINIANO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO EM HISTÓRIA - ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1221

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Educação, Ensino de História

Resumo

O presente artigo toma por objetivo analisar, principalmente, a função e a importância do conjunto de teses coletivamente denominadas “messianismo benjaminiano” no contexto geral do ensino de História. Para tanto, uma revisão bibliográfica de alguns dos principais livros e artigos de e sobre Walter Benjamin foi realizada, alvejando-se determinar o curso de ação apropriado para historiadores e professores da disciplina, à luz das teses benjaminianas, diante do contexto de empobrecimento dos atos narrativos e de influência paulatinamente maior da chamada “história dos vencedores”, apoiada pelas instituições de ensino e pela mentalidade hegemônica sobre a História no meio social. Com dita análise, busca-se demonstrar, em primeiro lugar, a presença constante de alusões e glorificações à marcha dos vencedores na forma atual do ensino de história, tal qual a possibilidade de pensar o devir de forma distinta, qual seja, tendo em mente os inúmeros grupos sociais subalternizados por dito processo e, por fim, a necessidade de diálogo entre tais teses e o processo de ensino da disciplina histórica em todos os níveis. Desta forma, o artigo procura evidenciar a inevitável humanização da História por meio do messianismo, tal qual a indispensabilidade de tal fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Bechtlufft Bade

Acadêmico de História da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Integrante do GEPETHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Teoria e Filosofia da História. 

Leandro Couto Carreira Ricon, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em História Comparada pela UFRJ. Professor da Universidade Católica de Petrópolis nos cursos de História e Música e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GEPETHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação.

 

Referências

BARROS, J. D. Teoria da História. Os paradigmas revolucionários. Petrópolis RJ. Editora Vozes. 2013

BARROS, J. D. Teoria da História. Acordes historiográficos: uma nova proposta para a teoria da história. Petrópolis RJ. Editora Vozes. 2011

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo SP. Editora Brailiense. 1987, pp. 114-119.

BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskow. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo SP. Editora Brailiense. 1987, pp. 197-221.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo SP. Editora Brailiense. 1987, pp. 222-234.

BENTIVOGLIO, J.; CUNHA, M. D. R. Walter Benjamin, testemunha da crise do Historicismo alemão durante a República de Weimar. In: BENTIVOGLIO, J.; LEITE, A. (orgs.). Walter Benjamin: testemunho e melancolia. Serra: Milfontes, 2019, p. 115–140.

BOLLE, W. "Um painel com milhares de lâmpadas": Metrópole & Megacidade. In: BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: EdUFMG, 2018. 3v.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 2, n. 19, p. 20–28, 2002.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio - Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

PALERMO, R. Uma organização itinerante: O Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt. In: DE MASI, D. (org.). A emoção e a regra: Os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999, p. 259–282.

REBUÁ, E. Insólito Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2019.

RICON, L. C. C. Das filosofias positivistas da história à educação histórica conservadora: Comte, Buckle e Durkheim. Revista En_Fil, v. 8, n. 11, p. 79–92, 2020.

RICON, L. C. C. História e Ensino: um ensaio a contrapelo. Boletim do Tempo Presente, v. 10, n. 02, p. 01–09, 2021.

SELIGMANN-SILVA, M. A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

Downloads

Publicado

08/03/2022

Como Citar

Bade , L. H. B. ., & Ricon, L. C. C. . (2022). O MESSIANISMO BENJAMINIANO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO EM HISTÓRIA - ALGUNS APONTAMENTOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331221. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1221