MONITORANDO O USO DE ÁLCOOL ENTRE INDÍGENAS

Autores

  • Fábio Batista Sobral

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1307

Palavras-chave:

Atenção psicossocial, Indígenas, Epidemiologia

Resumo

O presente trabalho tem como escopo a descrição e análise das variáveis epidemiológicas utilizadas da identificação, análise e acompanhamento das ações desenvolvidas no campo da saúde mental, especificamente sobre o fenômeno do uso prejudicial de álcool e outras drogas nas comunidades indígenas. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica não sistemática bem como análise da legislação vigente sobre o modelo de organização da atenção psicossocial adotados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena. Ao mesmo tempo, e a partir de tais considerações, buscou-se tensionar sobre a capacidade deste modelo de atenção de contribuir efetivamente com o campo da saúde mental indígena, de modo a considerar e articular-se junto aos sistemas tradicionais de cuidados existentes nas comunidades, favorecendo a emergência de formas de compreender e intervir em saúde mental próprio de comunidade. Conclui-se que, apesar dos avanços em relação à garantia de direitos em saúde mental aos povos indígenas, os instrumentos necessários ao planejamento, execução e avaliação carecem de maior análise e considerem outros fatores para seu melhor aproveitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Batista Sobral

Atualmente é psicólogo de saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, lotado no Polo Base Katokinn, é mestre em psicologia pela Universidade de Pernambuco — Campus Garanhuns, especialista em dependência pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, e especialista em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno de Atenção Básica, nº 34 – Saúde Mental. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena. Departamento de Atenção à Saúde Indígena. Atenção psicossocial aos povos indígenas: tecendo redes para promoção do bem viver / Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Departamento de Atenção à Saúde Indígena. – Brasília: Ministério da Saúde: 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 2.759, de 25 de outubro de 2007. Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 27 de outubro de 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. - 2 edição – Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002.

BRASIL. Lei n. 9836, de 23 de setembro de 1999. Acrescenta dispositivos à Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, que "dispõe sobre as condições para apromoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências", instituindo o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 24 set. 1999.

FERNANDES, J. A. (2002). Cauinagens e bebedeiras: os índios e o álcool na história do Brasil. Anthropológica. Vol. 13 no. 2. Recife.

SAMUDIO, Jania Lurdes Pires et al. Cartografia do cuidado em saúde mental no encontro entre agente comunitário de saúde e usuário. Physis, Rio de Janeiro, v. 27,n. 2,p. 277-295, 2017.

SANTOS, V. S.; COIMBRA JR, C. E. A. Cenários e tendências da saúde e da epidemiologia dos povos indígenas no Brasil. In: COIMBRA JR, C. E. A. et al. (Org.). Epidemiologia dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz: Abrasco, 2003. p. 13-47.

SOUZA, J.A.; OLIVEIRA, M.; KOHATSU, M. O uso de bebidas alcoólicas nas sociedades indígenas: algumas reflexões sobre os Kaingáng da Bacia do Rio Tibagi, Paraná. In: ______. (Org.). Epidemiologia e Saúde dos Povos Indígenas do Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 149-167.

VIEIRA, Jorge Luiz Gonzaga (Org.). Antropologia jurídica: do campus ao campo e do campo ao campus. Maceió: 2016.

Downloads

Publicado

02/04/2022

Como Citar

Sobral, F. B. (2022). MONITORANDO O USO DE ÁLCOOL ENTRE INDÍGENAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341307. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1307