TRADUÇÃO AO PORTUGUÊS DO 4º CAPÍTULO DO ENQUIRY DE WHITEHEAD: CONGRUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1318Palavras-chave:
Whitehead, Tradução, Princípios do Conhecimento Natural, Tradições da Ciência, CongruênciaResumo
Este trabalho consiste na apresentação da pioneira primeira tradução ao português do capítulo 4 “Congruência” (Congruence). Este capítulo é oriundo da parte 1 “As Tradições da Ciência” (The Traditions of Science), que integra a obra “Um Inquérito Concernente aos Princípios do Conhecimento Natural” (An Enquiry Concerning the Principles of Natural Knowledge) – livro escrito pelo matemático e filósofo Alfred North Whitehead (1861 a 1947) na segunda década do século XX e publicado pela Editora da Universidade de Cambridge em 1919 (atualmente em domínio público). A justificativa para esta tradução é dada pela relevância da obra original, o livro que aborda mais amplamente a Filosofia da Física e mais profundamente o entendimento de Física do autor em sua primeira fase filosófica ampla. No capítulo aqui traduzido, especificamente, Whitehead expõe uma reflexão crítica acerca do conceito de simultaneidade na Física de Einstein, uma discussão sobre a congruência dos eventos e, em conclusão, apresenta o lugar do reconhecimento na produção do conhecimento científico. A fonte do texto original, utilizada para o trabalho de tradução, foi a versão digitalizada e disponibilizada online, para livre uso, pela Biblioteca da Universidade da Califórnia.
Downloads
Referências
WHITEHEAD, Alfred North. An Enquiry Concerning the Principles of Natural Knowledge. 1ª Edição. Londres: Cambridge University Press, 1919. Disponível em: <https://archive.org/details/enquiryconcernpr00whitrich/page/n1/mode/2up>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.