AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1323

Palavras-chave:

informação, tenologia, digitais

Resumo

O presente artigo possui como temática o ensino da Língua Inglesa por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com base no princípio da aprendizagem com mobilidade e na ludicidade. Esse estudo é resultado de pesquisa qualitativa e bibliográfica com aplicação de prática por meio de uma sequência didática, na qual apresenta-se um conjunto de atividades e estratégias planejadas para atingir o objetivo de potencializar o ensino da língua inglesa a partir do uso das novas mídias digitais. Deste modo, esse artigo justifica-se pela necessidade primordial de promover maior engajamento e motivação, e aprendizagem significativa. A metodologia utilizada evidenciou que o papel do professor passou a ser de facilitador e auxiliar, porque os estudantes não esperaram que o professor trouxesse o conteúdo pronto.  Além disso, constatou-se o quão importante é utilizar abordagens metodológicas diferenciadas a fim de promover a transformação no processo de aprendizagem dos discentes. Por fim, afirma-se que a produção e a aplicação do jogo digital utilizando o Kahoot e a produção de flash cards no ambiente de aprendizagem GoConqr, bem como o uso de QR code, otimizaram a aprendizagem e colocaram o estudante como autor na construção do conhecimento da Língua Inglesa.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Professor de Pedagogia, Química, Matemática, Geografia e Física, atuante na Educação Básica e Ensino Superior; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: ueudisonverde@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7975329809972139. Orcid: 0000-0003-0592-2496

     

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Especialização em Gestão Escolar - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Especialização em Educação Especial Inclusiva - Faculdade de Educação São Luís. (Jaboticabal SP); Especialização em Letras profissional - Universidade FEEVALE e Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA)

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Publicado

12/04/2022

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341323. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1323