O USO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1331

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Aprendizagem Significativa, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O processo ensino aprendizagem pode despertar novo ânimo ao se utilizar formas diferenciadas de ensino, ao trabalhar com ferramentas de apoio e construção de conceitos, utilizando modelos pedagógicos. Este trabalho apresenta a importância do uso de Aprendizagem Significativa, abordando o uso de modelos pedagógicos, afim de, conceituar e contextualizar os mapas conceituais no processo ensino/aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é aplicação de modelos pedagógicos para construção de conceitos propostos no currículo dos estudantes do segundo segmento multidisciplinar do EJA utilizando conceitos de aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Marques Dourado Mendes

Professor licenciado em Ciências da Natureza formado em 2015 pelo Instituto Federal de Mato Grosso em 2015, Licenciado em Física pela Universidade Metropolitana de Santos em 2020 e Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Mato grosso, com Especialização em Ensino de Física pela Faculdade Futura em 2018. 

Dominique Junior Vais

Licenciado em Matemática (2020) Pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da física (2020), Tecnologias e Educação a Distância (2020) e Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão (2020). Técnico em Logística pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MT, SENAC. Acadêmico em Engenharia De Controle e Automação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste. Participou de pesquisa no projeto de extensão "Indústria 4.0 nas Escolas". Atualmente é docente na Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, lecionando a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental II, Médio e Eja.

Referências

AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília/DF:MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998b.

COSTAMAGNA, A. M., Mapas conceptuales como expresión de procesos de interrelación para evaluar la evolución del conocimiento de alumnos Universitarios. Enseñanza de las ciencias, 2001 19 (2), 309-318. Acesso em: 14 abri., 2014, http://ensciencias.uab.es/revistes/19-2/309-318.pdf.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOREIRA, Marco A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. In: Investigações em Ensino de Ciências. Instituto de Física, UFRGS, 2002.

MOREIRA, Marco A. A Teoria de Ausubel. In: Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.

MOREIRA, Marco A.. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44, 2005.

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso SEDUC-MT. Projeto Político Pedagógico da CEJA “Marechal Rondon”. 2014.

TAVARES, Romero e SANTOS, José Nazareno (2003) Advance organizer and interactive animation IV Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa. Maragogi Brasil

Downloads

Publicado

27/04/2022

Como Citar

Santos Carvalho, F. dos, Marques Dourado Mendes, H., & Junior Vais, D. . (2022). O USO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341331. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1331