O USO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1331Palavras-chave:
Mapas conceituais, Aprendizagem Significativa, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O processo ensino aprendizagem pode despertar novo ânimo ao se utilizar formas diferenciadas de ensino, ao trabalhar com ferramentas de apoio e construção de conceitos, utilizando modelos pedagógicos. Este trabalho apresenta a importância do uso de Aprendizagem Significativa, abordando o uso de modelos pedagógicos, afim de, conceituar e contextualizar os mapas conceituais no processo ensino/aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é aplicação de modelos pedagógicos para construção de conceitos propostos no currículo dos estudantes do segundo segmento multidisciplinar do EJA utilizando conceitos de aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília/DF:MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998b.
COSTAMAGNA, A. M., Mapas conceptuales como expresión de procesos de interrelación para evaluar la evolución del conocimiento de alumnos Universitarios. Enseñanza de las ciencias, 2001 19 (2), 309-318. Acesso em: 14 abri., 2014, http://ensciencias.uab.es/revistes/19-2/309-318.pdf.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOREIRA, Marco A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. In: Investigações em Ensino de Ciências. Instituto de Física, UFRGS, 2002.
MOREIRA, Marco A. A Teoria de Ausubel. In: Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.
MOREIRA, Marco A.. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44, 2005.
Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso SEDUC-MT. Projeto Político Pedagógico da CEJA “Marechal Rondon”. 2014.
TAVARES, Romero e SANTOS, José Nazareno (2003) Advance organizer and interactive animation IV Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa. Maragogi Brasil
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.