NOVO ENSINO MÉDIO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O JOVEM ESTUDANTE DO SÉCULO XXI : CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1342

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Educação, Lei nº 13.415/2017

Resumo

O artigo aqui apresentado tem por objetivo geral analisar os desafios e oportunidades decorrentes da implantação Novo Ensino Médio (NEM) tendo em vista o jovem estudante do século XXI. Refere-se a uma revisão bibliográfica sistemática, em bases de dados na percepção da autora e correlacionado com os resultados da pesquisa bibliográfica de publicações online de livros, teses, dissertações e artigos publicados entre 2014 e 2022. A partir do estudo, foi possível identificar que embora haja opiniões contrárias, a grande maioria dos estudos apontam que a proposta de implantação do NEM, veio como resposta a descontextualização do antigo Ensino Médio uma vez que, esse não atendia as expectativas dos jovens, não era atrativo, enquanto que o NEM traz uma proposta que leva o jovem a pensar,  a ser  pesquisador, criativo, protagonista do seu ensino aprendizagem. Conclui-se que o embora hajam desafios a serem superados (aumento da carga horária, educação técnica) o Novo Ensino Médio, deve trazer um ar de modernidade em função dos avanços educacionais dos últimos anos e assim desempenhar as principais funções: cognitiva, metodológica e prática.

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Biografia do Autor

Nancy Pinto do Vale

Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amazonas, Brasil(2008)
Pedagoga - Assessora Pedagógica do Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - AM , Brasil

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

Pinto do Vale , N. (2022). NOVO ENSINO MÉDIO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O JOVEM ESTUDANTE DO SÉCULO XXI : CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341342. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1342