CONTEXTO HISTÓRICO DOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Kaellen Antunes Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1350

Palavras-chave:

deficiência intelectual; inclusão; documentos norteadoreS

Resumo

Esse artigo apresenta uma breve contextualização histórica dos documentos que conduz a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual no ambiente escolar. Para tanto, o objetivo proposto é mapear os documentos internacionais e nacionais, destacando as ações propostas para garantir o direito a educação deste público alvo da Educação Especial. A matriz metodológica configura-se de natureza qualitativa, com foco no tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Demonstra-se nas considerações finais a necessidade de promover uma divulgação maior dos documentos que garantem o acesso as instituições escolares, pois, assim, serão implementados serviços de atendimento educacional que realmente estimule as habilidades cognitivas e sociais dos estudantes com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Kaellen Antunes Rabelo

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA),Paraguai. Mestre em Ciência da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDAS), Paraguai. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Unielsselvi), graduação em Pedagogia pela Faculdade Táhirih. Professora concursada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. (SEDUC,AM). Como professora atuou na sala de recursos multifuncional, responsável pelo atendimento educacional especializado com ênfase em aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais de aprendizagem. Atualmente exerce a função de assessora de gestão educacional na SEDUC/AM, com foco em uma gestão para resultados.

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http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/378. Acesso em: 5 abr. 2022.

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Publicado

24/04/2022

Como Citar

Rabelo, K. A. (2022). CONTEXTO HISTÓRICO DOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341350. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1350