PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA UM DIRETOR DE ESCOLA

Autores

  • Flávio Roberto Chaddad

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1367

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Projeto Político-Pedagógico, Esclarecimento, Diretor de Escola

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de verificar a gestão democrática no ambiente escolar se tornou realidade. Para tanto, questionou-se um diretor de educação básica. Como referencial teórico se utilizou de dois conceitos de Kant: Esclarecimento e Menoridade. O diretor apontou para um grande limite imposto por gestores e professores conservadores, pelos documentos oficiais e pela omissão dos pais. Dialeticamente, acredita que com a disponibilidade de informações, através dos meios de comunicação e da própria conscientização da comunidade por gestores críticos e criativos, há possibilidade da gestão democrática se tornar uma realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Roberto Chaddad

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Referências

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1999.

CAVALCANTE, PCU. Vida e obra. In: Gramsci, A. A formação dos intelectuais. Rio de Janeiro: Achiamé, 2012.

CHADDAD, FR. Projeto político-pedagógico: história, filosofia e contradições com um verdadeiro sentido de democracia. Monografia de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, 2012. 58p.

GRAMSCI, A. Todo homem é filosofo. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/gramsci/ano/mes/filosofo.htm Acesso em [04/08/2019].

INFOESCOLA. Apologia de Sócrates. Disponível em: https://www.infoescola.com/filosofia/apologia-de-socrates/ Acesso em: [04/08/2019].

KANT, I. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? (Aufklärung). In: Kant, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2005.

LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 8ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 1ed. Rio de Janeiro: Boitempo, 2017.

NOBRE, M. A teoria crítica. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representações sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

RUSSEL, B. História do pensamento ocidental: a aventura das ideias dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

VEIGA, IPA. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2003.

WIKIPÉDIA. Iluminismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo Acesso em: [04/08/2019].

WIKIPÉDIA. Práxis. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A1xis Acesso em: [04/08/2019].

Downloads

Publicado

26/04/2022

Como Citar

Chaddad, F. R. (2022). PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA UM DIRETOR DE ESCOLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341367. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1367