GESTÃO PEDAGÓGICA: EVASÃO ESCOLAR CAUSADA PELO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376

Palavras-chave:

gestão pedagógica, escola, evasão

Resumo

O tema propõe debater o trabalho infantil e suas consequências no âmbito da educação e qual forma que a gestão pedagógica pode contribuir na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil. A pesquisa busca responder o seguinte problema: Qual o papel da gestão pedagógica na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil? Para tanto, buscamos no objetivo geral analisar o papel da gestão na evasão escolar causada pelo trabalho infantil em três escolas da rede municipal da cidade de Palhoça (SC). A pesquisa, realizada em três escolas públicas do município de Palhoça, caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos gestores, seguido de entrevista, visando aprofundar os dados apreendidos no Censo Escolar e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Este Trabalho de Conclusão de Curso contempla também o debate sobre uma gestão democrático sendo um direito conquistado compreendendo que cada local tem sua especificidade por meio de todos os agentes educativos e a sua melhor forma de se construir a escola. 

 

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Biografia do Autor

Francielly Souza

Graduada em Serviço Social pela UFSC. Atualmente é estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça. Trabalha na secretária Municipal de Palhoça. Estuda temas aderentes ao: Trabalho infantil e gestão escolar.

Andreia de Bem Machado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Maringá (2019), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora estágio anos iniciais da Faculdade Municipal de Palhoça, professora do Centro Universitário Facvest, professora adjunta da Faculdade do Vale Itajaí Mirim, professora orientadora do Centro Universitário Leonardo da Vinci, avaliadora institucional INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professora orientadora do Centro Universitário Internacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:inovação, gestão, educação a distância, conhecimento significativo, ambiente virtual de aprendizagem e ensino-aprendizagem

Vera Regina Lúcio

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1980), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental ? UTIC (2018). Atualmente é professora efetiva da Faculdade Municipal de Palhoça e do Centro Universitário Municipal de São José, em ambas instituições no Curso de Pedagogia . Atuando, principalmente, nas áreas da aprendizagem, formação docente, espaço, elementos curriculares, gestão escolar, planejamento, avaliação e estágio (Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Gestão) e Orientação de TCC.

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Publicado

22/04/2022

Como Citar

Souza, F., Bem Machado, A. de, & Regina Lúcio, V. . (2022). GESTÃO PEDAGÓGICA: EVASÃO ESCOLAR CAUSADA PELO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341376. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376