GESTÃO PEDAGÓGICA: EVASÃO ESCOLAR CAUSADA PELO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376Palavras-chave:
gestão pedagógica, escola, evasãoResumo
O tema propõe debater o trabalho infantil e suas consequências no âmbito da educação e qual forma que a gestão pedagógica pode contribuir na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil. A pesquisa busca responder o seguinte problema: Qual o papel da gestão pedagógica na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil? Para tanto, buscamos no objetivo geral analisar o papel da gestão na evasão escolar causada pelo trabalho infantil em três escolas da rede municipal da cidade de Palhoça (SC). A pesquisa, realizada em três escolas públicas do município de Palhoça, caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos gestores, seguido de entrevista, visando aprofundar os dados apreendidos no Censo Escolar e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Este Trabalho de Conclusão de Curso contempla também o debate sobre uma gestão democrático sendo um direito conquistado compreendendo que cada local tem sua especificidade por meio de todos os agentes educativos e a sua melhor forma de se construir a escola.
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