A ADAPTAÇÃO DOS MONITORES AO PROGRAMA DE MONITORIA REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1380Palavras-chave:
Monitoria, Educação médica, Ensino online, COVID-19Resumo
A pandemia de COVID-19 resultou em obstáculos para a educação médica no Brasil. Aulas foram ministradas remotamente, afetando a participação dos monitores, posto que o contato presencial foi interrompido. Este estudo teve como objetivo analisar a adaptação dos monitores quanto à assistência prestada em aula de forma online. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com recorte transversal por meio de método de levantamento de dados. Como resultados, a maioria dos estudantes (49%) concordou parcialmente sobre a boa adaptação à monitoria remota durante a pandemia do COVID-19. Quanto à rapidez do processo de adaptação à monitoria remota, 45,1% concordaram parcialmente, uma minoria discordou parcialmente e totalmente, 5,7% e 9,8%, respectivamente. As atividades remotas apresentaram um desafio para a comunidade acadêmica, apesar disso, grande parte dos estudantes da pesquisa concordou parcialmente ou plenamente a respeito da afirmativa sobre a efetividade e rapidez do processo de adaptação à monitoria remota.
Downloads
Referências
Vicenzi CB, Conto F de, Flores ME, Rovani G, Ferraz SCC, Marostega MG. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão [Internet]. 2016 Jun 29 [cited 2022 Feb 9];12(3):88–94. Available from: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257
Matoso LML. A importância da monitoria na formação acadêmico do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde [Internet]. 2014. Available from: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567
Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS e, et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2020 [cited 2021 Apr 12];44(4). Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&tlng=pt
Ahmed H, Allaf M, Elghazaly H. COVID-19 and medical education. The Lancet Infectious Diseases. 2020 Mar;
Arruda EP. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância [Internet]. 2020 May 15 [cited 2020 Nov 20];7(1):257–75. Available from: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621
Ferrel MN, Ryan JJ. The Impact of COVID-19 on Medical Education. Cureus. 2020 Mar 31;12(3).
Zibold J, Gernert JA, Reik LJU, Keidel LM, Graupe T, Dimitriadis K. Adaptations to mentoring and peer mentor training at the medical faculty during the COVID-19 pandemic. GMS J Med Educ [Internet]. 2021 [cited 2022 Feb 9];Doc8–8. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1110229
Roberts V, Malone K, Moore P, Russell-Webster T, Caulfield R. Peer teaching medical students during a pandemic. Medical Education Online. 2020 Jan 1;25(1):1772014.
Gernert J, Zibold J, Reik L. Restructuring career counselling ventures of a mentoring program for medical students in the course of the COVID-19 pandemic [Internet]. [cited 2022 Feb 9]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7740040/pdf/JME-37-73.pdf
Jeong L, Smith Z, Longino A, Merel SE, McDonough K. Virtual Peer Teaching During the COVID-19 Pandemic. Medical Science Educator. 2020 Sep 9;
Costa NY, Penela AS, Rúbia Silva Corrêa L, Pantoja GX, Brazão SSP, Neves PVT, et al. A importância da monitoria acadêmica na ascensão à carreira docente. Research, Society and Development. 2021 Mar 12;10(3):e19710313177.
Scheffer MC, Cassenote AJF. A feminização da medicina no Brasil. Revista Bioética [Internet]. 2013 Aug 1 [cited 2022 Feb 9];21:268–77. Available from: https://www.scielo.br/j/bioet/a/XtCnKjggnr6gFR3bTRckCxs/?lang=pt
Brower BA, Jennings MM, Butterworth ML, Crawford ME. Women in Podiatry and Medicine. Clinics in Podiatric Medicine and Surgery. 2019 Jul;
Alcântara L de AR de, Murta KMP, Souza TNVP, Molinari-Gomes LC. Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica. 2021;45(suppl 1).
Rastegar Kazerooni A, Amini M, Tabari P, Moosavi M. Peer mentoring for medical students during COVID‐19 pandemic via a social media platform. Medical Education. 2020 Apr 30;
Ramos SC de S, Brochin LF, Carneiro ALB, Ribeiro Junior OC, Albarado KVP, Martins TM. Ensino, monitoria e promoção da saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development. 2021 Jul 16;10(8):e45410817544.
Coffey CS, MacDonald BV, Shahrvini B, Baxter SL, Lander L. Student Perspectives on Remote Medical Education in Clinical Core Clerkships During the COVID-19 Pandemic. Medical Science Educator. 2020 Oct 14;30(4):1577–84.
Rocha SSD, Joye CR, Moreira MM. A Educação a Distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development. 2020 Apr 9;9(6):e10963390.
Digner I de S, Deina M, Zantut L, Dall’Oglio LM, Sfredo LR. Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por COVID-19: uma revisão integrativa. Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná. 2020 Dec 23;21(2):68–79.
Pedrosa GFS, Dietz KG. Representações sociais de pais/responsáveis sobre o ensino à distância no contexto da pandemia do COVID-19. Research, Society and Development. 2020 Jun 25;9(8):e88984921.
Castaman AS, Szatkoski E. Educação a distância no contexto da educação profissional e tecnológica: considerações em tempos de pandemia. Research, Society and Development. 2020 May 23;9(7):e491974399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.