ÉTICA E EDUCAÇÃO NA VIDA COTIDIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1419

Palavras-chave:

Keywords: Ethics. Learning. Society.

Resumo

A ética, por ser o conjunto de normas de conduta moral, comportamental, figura-se entre os pressupostos de grande circulação e amplamente salutar às convivências em sociedade, por estipular em linhas gerais de comportamentos morais, de valores, crenças, respeito, justiça, atitudes, conceitos, culturas, costumes, procedimentos desejados em todos os setores da organização sistemática civilizatória que vivemos, com a finalidade de normatizar e padronizar a conduta moral como certa e a imoral passiva de punições. Este estudo objetivou mostrar a importância dos preceitos éticos na educação e sua funcionalidade nas relações interpessoais para um melhor convívio social. Utilizou-se de revisão bibliográfica qualitativa para analisar referências de autores que abordam o assunto em foco. Foi apontado que, mesmo estudando autores clássicos a.c. versando sobre problemáticas de sua época, ainda hoje encontramos problemas referentes à ética e conduta moral comportamental das pessoas, ficando inviável, muitas vezes, proferir opiniões devido a interpretações alheias, julgando injustamente ou observando o caráter puramente sensacionalista de criar um clima de ódio, perseguição, punição e confusão no que se refere aos meios midiáticos, deixando as pessoas envolvidas em situação vulneráveis, moralmente prejudicadas, sendo portanto essencial usar ética em todos os campos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2021) pela Uiversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens Significativas e Metodologias Ativas, Leitura e Poesia Interativa, desenvolveu projetos e produções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Robótica Educacional e Artigos de divulgação cientifica) atuando principalmente no seguinte tema: avaliação, aprendizagem, psicologia e alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos.

Luana Pricila Vieira Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, Especialista em Língua Portuguesa e Matemática Numa Abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Publicações na área de Alfabetização, o uso de tecnologias na aprendizagem, inteligências múltiplas. Estudos e pesquisas na área de gestão de saúde pública

Referências

REFERÊNCIAS

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes, 1982.

ARISTÓTELES. Frases de Aristóteles. Disponível em https://www.pensador.com/autor/aristoteles/ Acesso em Março de 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.

Da Vinci Leonardo. O Significado do Homem Vitruviano. Disponível em <https://www.significados.com.br/homem-vitruviano/ >Acesso em Outubro de 2021.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Disponível em: <https://www.google.com.br/books/edition/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Sociologia/HnmWDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acesso em Fevereiro de 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32ed. São Paulo: Cortez, 1996- Coleção Questões de Nossa Época; v.13

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996

FUNDAÇÃO BRADESCO. Conceitos de aprendizagem Criativa. Disponível emhttps://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativaAcesso em Fevereiro de 2022.

KRENAK, Ailton. Idéias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Disponível em: https://culturapolítica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdf.Acesso em: maio 2021.

MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários á Educação do Futuro. 2ª Edição, São Paulo. Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Carlos A. F De, OLIVEIRA, Luana P.V, RAMOS, VIVÍAN Kelly da Trindade. Educação com foco nas Múltiplas Inteligências. Disponível em<https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1086/893>Acesso em Março de 2022.

OLIVEIRA, Carlos Alexandre Firme de. Uma Experiência de arte poética no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul-Rio Grande do Sul-RS, 2021

OLIVEIRA,Carlos Alexandre, COSTA, Lilian L.M, OLIVEIRA, Luana P.V. Educação uma Arte que Molda a Vida: Tecnologias Educacionais aliadas ou vilã? In: MONTEIRO, Jean Carlos da Silva,JUNIOR, João Batista Bottentuit, RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes.( Orgs).Redes e Mídias Sociais Digitais na Aprendizagem. São Paulo: Mentes Abertas, 2021.

PLATÃO. Frases de Platão. Disponível emhttps://www.pensador.com/autor/platao/ Acesso em Março de 2022.

WESTBROOK, Robert B. JOHN DEWEY. Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

Downloads

Publicado

16/05/2022

Como Citar

Firme de Oliveira, C. A., & Oliveira, L. P. V. (2022). ÉTICA E EDUCAÇÃO NA VIDA COTIDIANA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351419. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1419