ÉTICA E EDUCAÇÃO NA VIDA COTIDIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1419

Palavras-chave:

Keywords: Ethics. Learning. Society.

Resumo

A ética, por ser o conjunto de normas de conduta moral, comportamental, figura-se entre os pressupostos de grande circulação e amplamente salutar às convivências em sociedade, por estipular em linhas gerais de comportamentos morais, de valores, crenças, respeito, justiça, atitudes, conceitos, culturas, costumes, procedimentos desejados em todos os setores da organização sistemática civilizatória que vivemos, com a finalidade de normatizar e padronizar a conduta moral como certa e a imoral passiva de punições. Este estudo objetivou mostrar a importância dos preceitos éticos na educação e sua funcionalidade nas relações interpessoais para um melhor convívio social. Utilizou-se de revisão bibliográfica qualitativa para analisar referências de autores que abordam o assunto em foco. Foi apontado que, mesmo estudando autores clássicos a.c. versando sobre problemáticas de sua época, ainda hoje encontramos problemas referentes à ética e conduta moral comportamental das pessoas, ficando inviável, muitas vezes, proferir opiniões devido a interpretações alheias, julgando injustamente ou observando o caráter puramente sensacionalista de criar um clima de ódio, perseguição, punição e confusão no que se refere aos meios midiáticos, deixando as pessoas envolvidas em situação vulneráveis, moralmente prejudicadas, sendo portanto essencial usar ética em todos os campos humanos.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2021) pela Uiversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens Significativas e Metodologias Ativas, Leitura e Poesia Interativa, desenvolveu projetos e produções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Robótica Educacional e Artigos de divulgação cientifica) atuando principalmente no seguinte tema: avaliação, aprendizagem, psicologia e alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos.

  • Luana Pricila Vieira Oliveira

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, Especialista em Língua Portuguesa e Matemática Numa Abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Publicações na área de Alfabetização, o uso de tecnologias na aprendizagem, inteligências múltiplas. Estudos e pesquisas na área de gestão de saúde pública

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Publicado

16/05/2022

Como Citar

ÉTICA E EDUCAÇÃO NA VIDA COTIDIANA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351419. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1419