AULA INVERTIDA: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1427

Palavras-chave:

Ensino, Engenharia, aula invertida

Resumo

O ensino superior vem passando por uma série de mudanças ao longo dos últimos anos. A exigência do mercado por novas habilidades levou as universidades e faculdades a buscar formas mais adequadas de desenvolver suas atividades. Uma questão importante a ser levada em consideração é a insatisfação dos alunos com as aulas tradicionais. As metodologias ativas estão presentes nesse processo de mudança e com a pandemia do covid-19 elas foram mais importantes. O uso de tecnologias para desenvolvimento de aulas remotas exigiu dos professores e alunos uma reestruturação das ferramentas a serem utilizadas nas aulas. Uma dessas metodologias é a aula invertida. Ela foi muito utilizada durante esses últimos anos. Esse trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Organização Industrial, em duas faculdades de tecnologia, no curso de Automação Industrial. Foram utilizados artigos a serem discutidos em sala através de resumos e questões a serem elaboradas pelos alunos. Ao final das atividades foram desenvolvidas pesquisa de satisfação com os alunos. Ao longo do trabalho serão apresentadas a metodologia e os resultados obtidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho

Faculdade de Tecnologia de São Bernardo

Referências

ANDRADE, LOPES DEBORA. Aprendizagem invertida na sala de aula da aula invertida. Monografia de Pós-Graduação. Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2016.

BACICH, L. MORAN, J(Org). VALENTE, J.A. METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA. Cap. 1 – a sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. Ed.Penso Ltda, Porto Alegre, 2018

GIL, ANTONIO CARLOS. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4ª edição, Atlas, São Paulo, 2002.

MILHORATO, P. R. ,GUIMARÃES, E. H.R. Desafios e possibilidades da implantação da metodologia sala de aula invertida: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), v.7, n.3, p. 253 -276, São Paulo, Set/dez 2016.

VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta de sala de aula invertida. Educar em Revista, Ed Especial n.4, p. 79-97, Ed. UFPR, Curitiba, 2014

Downloads

Publicado

16/05/2022

Como Citar

Barbosa Dias de Carvalho, A. C. (2022). AULA INVERTIDA: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351427. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1427