ATIVIDADES DOMICILIARES DIRECIONADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DE RORAIMA

Autores

  • Monaliza Nayara Ribeiro Silva
  • Livia Késsia da Silva Rocha Soares

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1466

Palavras-chave:

Atividades Domiciliares Direcionadas;, Diversidade cultural, BNCC/DCRR/RR

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender as dificuldades que os professores apresentam na elaboração das atividades domiciliares direcionadas, em integrar as diferenças que permeiam o ambiente escolar, acerca de documentos como a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o Documento Curricular de Roraima- DCR/RR? Deste modo, o método adotado nesta investigação é o estudo de caso, operacionalizado pela entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são quatro professores de diferentes etapas de ensino da rede municipal.  Um dos desafios é mediar a integração intercultural das aulas e atividades desenvolvidas. O município de Pacaraima/Roraima está localizado na fronteira Brasil/Venezuela e apresenta grande diversidade cultural. Com isso, um plano de trabalho emergencial foi elaborado por gestores, coordenadores e professores resultando na entrega de apostilas sistematizadas e unificadas aos alunos da rede municipal de ensino, ficando evidente que os professores tentam de uma forma ou de outra fazer essa integração intercultural na sua sala de aula.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monaliza Nayara Ribeiro Silva

Universidade Estadual de Roraima

Livia Késsia da Silva Rocha Soares

Especialista em Ensino de Línguas no Contexto de Diversidade Linguística, pela Universidade Estadual de Roraima-UERR, graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena, pela Universidade Estadual de Roraima-UERR . Atualmente sou professora efetiva na rede municipal de ensino de Boa Vista/RR. 

Referências

AMBROSETTI, N.B. O “Eu” e o “Nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: Pedagogias das diferenças na sala de aula. Marli André (org.). São Paulo. Editora Papirus, 1999.

AMIGUINHO, A. (1992): Viver a formação. Construir a mudança. Lisboa, Educa/Instituto das Comunidades Educativas.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Acesso em: out. 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, Interculturalidade e Educação em direitos Humanos. Rev. Educ. Soc. Campinas, v. 33, nº 118, p.235-250, jan./mar. 2012.

CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen. R. A Interculturalidade e a educação escolar: dispositivos pedagógicos e a construção da ponte entre culturas. Inovação, 9. Ano, 1996.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 20, n° 02, jul./dez. 2002.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.). Multiculturalismo: diferenças Culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

PERRENOUD, Philppe. Pedagogia diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre: Artemed, 2000.

RORAIMA. Documento Curricular de Roraima. Boa Vista, 2017.

WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001. Mimeografado.

Downloads

Publicado

10/06/2022

Como Citar

Silva, M. N. R. ., & Silva Rocha Soares, L. K. da. (2022). ATIVIDADES DOMICILIARES DIRECIONADAS EM TEMPO DE PANDEMIA: ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DE RORAIMA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361466. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1466