INCENTIVO A LEITURA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA VISÃO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1484

Palavras-chave:

Leitura. Educação. Ensino-Aprendizagem. História em Quadrinhos.

Resumo

Este artigo é o recorte de uma dissertação de Mestrado, que teve como objetivo apresentar o HQ – Histórias em Quadrinhos, como estratégias de incentivo à leitura aos alunos em uma escola pública no município de Manaus. Além de identificar quais as melhorias que ocorreram na inserção das Histórias em Quadrinhos (HQs), criadas por Maurício de Souza (1959) (Turma da Mônica), de forma sequenciada para a metodologia do ensino/aprendizagem em sala de aula. Metodologicamente a abordagem é quantitativa, com o delineamento descritivo, de caráter exploratório e explicativo, motivou o conhecimento mais concreto e motivador para os alunos da Educação Básica. Como resultado, o estudo possibilitou aos educadores aplicarem uma metodologia inovadora e eficiente, saindo da tradicional, criando perspectivas, podendo acompanhar as ações que estão sendo aplicadas para trabalhar as questões voltadas à leitura. Assim, o estudo poderá servir como base de apoio para outros educadores auxiliando-os no entendimento de como se dá esse processo de utilização das Histórias em Quadrinhos, como metodologia utilizada na sala de aula, servindo para auxiliar e motivar o interesse dos alunos pela leitura.

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Biografia do Autor

Raquel Souza da Silva

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Integracíon de las Américas. É mestra em Ciências da Educação.(2022).  É especialista em Diário digital pela Universidade do Estado do Amazonas UEA (2020). atua como professora na Secretaria de Educação do Amazonas Seduc desde 2016 e em projetos humanos e artísticos.

 

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Publicado

24/05/2022

Como Citar

Souza da Silva, R. (2022). INCENTIVO A LEITURA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA VISÃO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MANAUS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351484. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1484