INCENTIVO A LEITURA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA VISÃO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1484Palavras-chave:
Leitura. Educação. Ensino-Aprendizagem. História em Quadrinhos.Resumo
Este artigo é o recorte de uma dissertação de Mestrado, que teve como objetivo apresentar o HQ – Histórias em Quadrinhos, como estratégias de incentivo à leitura aos alunos em uma escola pública no município de Manaus. Além de identificar quais as melhorias que ocorreram na inserção das Histórias em Quadrinhos (HQs), criadas por Maurício de Souza (1959) (Turma da Mônica), de forma sequenciada para a metodologia do ensino/aprendizagem em sala de aula. Metodologicamente a abordagem é quantitativa, com o delineamento descritivo, de caráter exploratório e explicativo, motivou o conhecimento mais concreto e motivador para os alunos da Educação Básica. Como resultado, o estudo possibilitou aos educadores aplicarem uma metodologia inovadora e eficiente, saindo da tradicional, criando perspectivas, podendo acompanhar as ações que estão sendo aplicadas para trabalhar as questões voltadas à leitura. Assim, o estudo poderá servir como base de apoio para outros educadores auxiliando-os no entendimento de como se dá esse processo de utilização das Histórias em Quadrinhos, como metodologia utilizada na sala de aula, servindo para auxiliar e motivar o interesse dos alunos pela leitura.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 5ª a 8ª Séries. Brasília, 1998.
CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: linguagem e semiótica: um estudo abrangente da arte sequencial. 1 ed. São Paulo: Criativo, 2014.
COPES, R. J. Políticas Públicas de Incentivo à Leitura: um estudo do projeto literatura em minha casa. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2007.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989/2001.
______. Narrativas Gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antoni. Gêneros Textuais no Ensino de Língua. In ___. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 146-225.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
______. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Ministério da Educação e do Desporto – Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa, Brasília, Secretaria do Ensino Fundamental. 1997. Brasil.
MORTATTI, M. R. L. Notas sobre Linguagem, Texto e Pesquisa Histórica em Educação. História da educação. Pelotas, v. 6, p. 69-77, out. 1999.
______. Leitura Crítica da Literatura Infantil. Itinerários, Araraquara, n. 17/18, p. 179-188, 2001.
RAMOS, Paulo. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
REZENDE, Lucinea Aparecida de. Leitura e Formação de Leitores: Vivências Teórico Práticas. Londrina: Eduel, 2009.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Raquel Souza da. Incentivo à leitura por meio das histórias em quadrinhos na visão de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública manauara. 2022. 84f.Dissertação (Mestrado) -Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2022
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
____________, Waldomiro. A Linguagem dos Quadrinhos: uma “Alfabetização” Necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.