PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA NA ENGENHARIA: GRÁFICO DE CONTROLE, TESTE NÃO-PARAMÉTRICO E CAPACIDADE DE PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1562Palavras-chave:
Regressão Linear Múltipla; Testes Qui-Quadrado; Distribuição Normal.Resumo
O presente trabalho consiste em utilizar conceitos de probabilidade e estatística em aplicações problemas mediados pelo software como metodologia para o ensino de engenharia. O objetivo deste trabalho foi analisar problemas através do Minitab que é um recurso facilitador no ensino aprendizagem dos educadores e educandos no ensino superior. Os resultados obtidos nos gráficos mostram as variáveis analisadas em problemas de estatística com maior visualização e precisão. Concluiu-se que a metodologia aplicada de forma adequada traz melhoria para o ensino por parte dos professores e educandos facilitando o estudo de problemas em engenharia. Foi possível verificar que o uso da ferramenta contribuiu consideravelmente no ensino aprendizagem, daí a necessidade de práticas com o software no ensino superior.
Downloads
Referências
C ABACKNICK, B. i Fidel, LS (1996). Using Multivariate Statistics. [S.l]: New York: Harper Collins, 1996. 173-6, 173-6
ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: UNIVILLE, 2012. 145p.
AZZALINI, A. A. Class of Distributions Which Includes The Normal ones. Scandinavian Journal of Statistics, v. 12, n, 2, p. 171-178, 1985.
BEIGUELMAN, B. 1996.Curso de Bioestatística Básica. 4ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética.
CLIFFORD BLAIR, R.; TAYLOR, R. Bioestatística para Ciências da Saúde. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração, 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística: Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CAMPOS, J.C.C.; LEITE, H.G. Mensuração Florestal: perguntas e respostas. 5.ed. atualizada e ampliada. Viçosa: Editora UFV. 2017. 636 p.
DORIA FILHO, U. Introdução à Bioestatística: para Simples Mortais. São Paulo: Elsevier, 1999.
ECHEVERRÍA, M. D. P. A solução de Problemas em Matemática. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 44-65.
FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística.3º ed. São Paulo: Atlas, 1982.
FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia; SILVA, Fabiana Lopes da; CHAN, Betty Lilian. Análise de dados – Modelagem Multivariada para Tomada de Decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LOPES, Celi Espasandin. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Cad. Cedes, vol. 28, n. 74, Campinas, 2008.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ª ed. São Paulo: Bookman,2001.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2004.
MONTGOMERY, D. C. Introduction to Statistical Quality Control. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, 1997.
MOORE, David. A Estatística e sua Prática. 2º ed. Rio de Janeiro, LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora,2000.
MOORE, D. S. & MCCABE, G. P. Introdução à Prática da Estatística. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2002.
MONTGOMERY, D. C., RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade Para Engenheiros. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2009.
MORATORI, Patrick Barbosa. Por que Utilizar jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? Disponível em: Acesso em 10 de maio, 2015.
NETTO, ALFREDO. Controle Estatístico do Processo. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
PEDRINI, D. C. Proposta de um método para aplicação de gráficos de controle de regressão no monitoramento de processos. Tese (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2009.
PEREIRA, A; PATRÍCIO, T. SPSS – Guia Prático de Utilização. Disponível em:
Acesso em: 18 de abril de 2016.
ROMANATTO, M. C. Resolução de Problemas nas Aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos (SP), v. 6, n. 1, p. 299-311, mai. 2012.
RAGSDALE, C. T. Spreadsheet Modeling and Decision Analysis. 3. ed. Ohio: South Western College Publishing, 2001.
SALIN, E. B. Geometria Espacial: A aprendizagem através da Construção de Sólidos Geométricos e da Resolução de Problemas. Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC), v. 08, n. 2, p. 261-274, 2013.
SANCHO, Juana. Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TOLEDO (Prefeitura Municipal). Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Toledo-PR. 2011.
VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para Aprender a Pensar: O papel das crenças na Resolução de Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
VALENTE, José Armando. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Disponível em: http://www.renatoamorim.oi.com.br/set/estudo/livro02.pdf#page=71. Acesso em: 19 out 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.