DINÂMICAS CHECK-IN – CHECK-OUT COMO ESTRATÉGIAS DE AQUECIMENTO NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1577

Palavras-chave:

COVID-19, Educação à distância, Estratégia de Aquecimento, Estudantes de Farmácia

Resumo

Este estudo relata a experiência do uso de dinâmicas do tipo check-in e check-out como estratégias de aumento de participação e melhoria do bem-estar psicológico dos graduandos em Farmácia, da disciplina de “Estágio Supervisionado no SUS”, de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, em ensino remoto devido a pandemia de COVID-19. As dinâmicas foram operacionalizadas através de formulários disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Participaram das dinâmicas sete turmas entre os anos de 2020 e 2021, totalizando 32 estudantes, sendo 78,1% do sexo feminino. Das 330 respostas, 51,8% referiram-se ao check-in. Quanto ao conteúdo, identificou-se predomínio de percepções “positivas”, seguidas de “negativas” e “mistas”, tanto para o check-in (39,2%; 36,8%; 24%) quanto check-out (42,1%; 32,7%; 25,2%). Observaram-se mudanças nas sensações e emoções relatadas ao longo das atividades, aspecto evidenciado em alterações nas palavras-chave presentes em cada categoria de percepção. A utilização do check-in e check-out contribuiu para que os estudantes compartilhassem seus anseios, dúvidas, angústias e se sentissem acolhidos e cuidados. As dinâmicas subsidiaram feedbacks, apoio aos estudantes mais vulneráveis e, também, contribuíram para aprimoramentos na metodologia de ensino da disciplina.

 

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Biografia do Autor

  • Deison Alencar Lucietto, Fluminense Federal University

    Graduação em Odontologia. Mestrado em Saúde Pública (FIOCRUZ, 2005). Doutorado em Saúde Pública (FIOCRUZ, 2012) e pós-doutorado em Odontologia Preventiva e Social (UFRGS, 2018). Professor adjunto do Instituto de Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: formação interdisciplinar para o SUS, na Universidade Federal Fluminense, campus Niterói. 

  • Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui, Fluminense Federal University

    Graduação em Farmácia (UFF, 1994), mestrado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 1997), doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 2002) e pós-doutorado na Universidade de La Rioja (2019). Foi pesquisadora visitante na University of Sheffiled. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica (PPG-GAFAR/UFF) e colaboradora com o Laboratório de Estatística e Matemática Aplicada a Saúde (LEMAS/UERJ). Professora do Instituto de Saúde Coletiva, na Universidade Federal Fluminense, campus Niterói.

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Publicado

16/06/2022

Como Citar

DINÂMICAS CHECK-IN – CHECK-OUT COMO ESTRATÉGIAS DE AQUECIMENTO NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361577. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1577