ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1591

Palavras-chave:

Variações linguísticas; Língua Portuguesa; Preconceito linguístico.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II mais adotados pelo município de Açailândia – MA abordam e exploram o tema de variação linguística, garantindo um ensino que respeite as diferentes formas de manifestação da língua. Diante da reflexão de um ensino de língua portuguesa capaz de garantir o respeito às diferentes manifestações da língua, além de proporcionar a aquisição das competências e habilidades sociocomunicativas dos alunos, esta pesquisa tem como base a problemática: Como são exploradas as variações linguísticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa adotados pelo município de Açailândia nos anos finais do ensino fundamental, de forma que se garanta o respeito às formas de manifestação da língua? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-descritiva, onde serão analisados os livros didáticos de Língua Portuguesa adotado pelo município de Açailândia. Ademais, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para levantamento de conceitos em relação a temática, tendo como principais teóricos abordados, Bagno, Sousa e Faraco. A análise foi realizada nos Livros Didáticos da coleção PORTUGUÊS: CONEXÃO E USO, da editora Saraiva, aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Através desta análise, foi possível observar que os referidos livros abordam as variações linguísticas e o preconceito linguísticos em suas atividades, mas que essa temática necessita ser mais aprofundada e discutida em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Monalice Aparecida Sousa de Brito

    Graduanda concluinte do Curso de Letras/Português  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

  • Maciel da Silva Vandega

    Graduando concluinte do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

  • Jackeline Santos Tigre Magalhães

    Doutoranda em Estudios Linguisticos, literários y culturales- pela Universitat de Barcelona
    Mestre em Teoria de la literatura y literatura comparada – UB – Universitat de Barcelona
    Letras – Português/Inglês – UESC Universidade Estadual do Sul da Bahia. Professora do curso de Pedagogia e da Pós-graduação em Alfabetização e Letramento na Faculdade de Formação Integrada (FFI), Coordenadora do Projeto de campo da Metodologia Synapse – Alfabetização – IPTI – Projetos Legados do Maranhão. Parte do Núcleo de Pesquisa Versa: História, crítica e experiencia literária. Pesquisadora na área da tradução e educação 4.0. Parte do Grupo de Pesquisa – Alfabetização e Letramento – Faculdade de Formação Integrada e Grupo Formação. Graduanda do curso de Letras – Espanhol pela FCS. Universidade Federal do Maranhão - UFMA

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Publicado

23/06/2022

Como Citar

ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361591. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1591