QUANTO CUSTA E QUANTO RENDE O LIXO DOMÉSTICO GERADO POR DIA, MÊS E ANO NA CIDADE DE GUARULHOS – UM OLHAR SOCIOECONÔMICO DOS SEUS RESTOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1609Palavras-chave:
Programa VERDES. Reciclagem. Logística Reversa. Economia. Meio Ambiente.Resumo
Este trabalho mostra o funcionamento e aplicabilidade do programa VERDES, usando a cidade de Guarulhos, SP. A geração de resíduos sólidos domésticos vem aumentando muito nas últimas décadas, os órgãos públicos responsáveis pela gestão destes resíduos vêm adotando a reciclagem como uma das formas de reutilizar o lixo urbano, não somente como matéria prima, mas também como gerador de emprego e renda a classes com menos formação educacional. A iniciativa privada e os governos locais estão juntos em projetos de implantação de usinas de reciclagem, ainda insipientes e sem resultados de escala. A cidade de Guarulhos tem um potencial anual de R$ 613.477.969,00, quando se aplica a logística reversa, utilizando o VERDES, parte destes valores poderiam voltar aos cofres públicos, se fosse adotada a coleta seletiva para 100% da sua geração de lixo urbano e ele fosse reciclado. Mas, como é visto neste artigo, a cidade perde 380 milhões de reais por ano, por não adotar uma política de gestão de resíduos que aproveite o total da sua geração, mesmo assim, ainda gera 15.865 empregos de um salário-mínimo por ano com a reciclagem dos resíduos urbanos já implantada na cidade de maneira formal/informal.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Editora Zaha, Rio de Janeiro, 2001.
DUSTON, Thomas, E. Recycling Solid Waste –The First Choice for Private and Public Sector Management. London: Quorum Books, 1993.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
MAGERA, Márcio Conceição et al. Viabilidade econômica da reciclagem dos resíduos domésticos da cidade de Coimbra – utilizando o aplicativo verdes-pt. Revista RECIMA21. Revista virtual, Jundiai, SP. v. 2, n. 2. 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/103.
MAGERA, M. Os caminhos do lixo: da obsolescência programada à logística reversa. 2. ed. Campinas: Átomo Alinea, 2015.
MAGERA, Marcio Conceição. Os empresários do lixo: um paradoxo da modernidade. 2. ed. Campinas: Átomo Alinea, 2005
MAGERA, M. The value of the gargage -an analysis of the viability economic recycling of solid waste urbano of Portugal. Revista Educação Ensino, v. 13, n. 2, 2018. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3571
OSTROWIECKI, Alexandre. O Moedor de pobres - nada atrapalha tanto a sua vida quanto o sistema. São Paulo, 2021. LVM editora, SP.
Programa VERDES – Viabilidade Econômica da Reciclagem de Resíduos Sólidos. Versão 1.5, ano 2007. Unicamp, 2005. Disponível em: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/recurso/16617
https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/guarulhos.html
https://www.licitacao.net/noticias/mp-apura-denuncia-de-fraude-em-licitacao-do-lixo-em-sp.
https://www.metodista.br/congressos-cientificos/index.php/CM2014/FGPP/paper/view/5732
https://www.poder360.com.br/brasil/reciclagem-no-brasil-atinge-apenas-21-de-tudo-que-e-coletado/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.