AULA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISPARIDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS COMO TEMA GERADOR PARA O ESTUDO DE GRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1614

Palavras-chave:

Ensino de matemática; Interdisciplinaridade; Gênero

Resumo

Este trabalho surge como parte de uma pesquisa de doutorado que busca formas alternativas de aulas voltadas para o PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos – da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, tendo por objetivo utilizar o conhecimento e as vivências dos sujeitos para desenvolver temas de relevância social. Trata-se do planejamento e execução de um conjunto de aulas interdisciplinares ministradas em uma turma da referida modalidade de ensino, no momento em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, no mês de março. Tal atividade integrou as disciplinas Matemática, História e Geografia. Para incentivar o debate foram utilizadas construções gráficas para análise e interpretação de dados que levassem à reflexão em relação à importância da mulher no mundo do trabalho e à disparidade salarial entre homens e mulheres em diversas regiões e no âmbito global. Foram utilizados dados gerados em aula e na atividade proposta no livro didático de Geografia para ampliação de conhecimento, construção de conceitos, compreensão de fatos históricos e realização de procedimentos matemáticos, com o intuito de dar ênfase ao ensino interdisciplinar, integrando disciplinas, buscando a contextualização e um ensino alinhado a uma aprendizagem mais efetiva.

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Biografia do Autor

Cristiano de Jesus de Oliveira Barauna

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Eline Deccache-Maia

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vinculada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC). Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade - C(A)TS (grupodepesquisacats.com).

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Publicado

07/07/2022

Como Citar

Jesus de Oliveira Barauna, C. de ., & Deccache-Maia, E. (2022). AULA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISPARIDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS COMO TEMA GERADOR PARA O ESTUDO DE GRÁFICOS . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371614. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1614