O IMPACTO DA PSICANÁLISE NOS GRADUANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1658

Palavras-chave:

Psicanálise, Graduandos, Impacto

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa que teve como objetivo analisar, através de um questionário, o impacto e a influência da psicanálise nos graduandos de psicologia. A metodologia utilizada foi uma análise quantitativa de um questionário fornecido pelo Formulário Google e que teve como participantes alunos de psicologia em universidades situadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada no período entre o final de 2021 ao início de 2022 e teve 108 pessoas como informantes totais. Ao final da pesquisa, constou-se que a psicanálise influencia de forma significativa na vida pessoal e acadêmica dos alunos da graduação em psicologia. Por fim, vale destacar que o presente resultado da pesquisa pode demostrar que a universidade tem um papel importante na transmissão da psicanálise na universidade e mais ainda, na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Monteiro Silva

Graduando em psicologia pela (UNESA)

Luna Borel Vitola de Medeiros

Graduada em Gestão de RH e Graduanda em Psicologia pela (UNESA)

Tadeu Oliveira de Aguiar

Psicanalista. Pós-graduando em gerontologia e saúde mental pela (FAVENI), graduado em Gerontologia pela (UNINTER), e graduando de psicologia pela (UNESA)

Rolando Alberto Vacadias Siles

Graduando em psicologia pela (UNESA)

Rosane de Albuquerque Costa

Mestre em psicologia e especialista em psicanálise

Referências

FREUD, S. Dinâmica da Transferência. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud) (1912). Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, S. o Ensino Da psicanálise nas Universidades. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud) (1918-1919). Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, S. Sobre a psicologia escolar. Obras Completas (1914). Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. 13.

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1989.

KUPFER, M. C. M. et. al. A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980. Estilos clin., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 284-305, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S 141571282010000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 de agosto de 2019.

LACAN, J. O seminário Livro 17 (1969-1970). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência d

Downloads

Publicado

06/07/2022

Como Citar

Monteiro Silva, L., Borel Vitola de Medeiros, L. ., Oliveira de Aguiar, T., Vacadias Siles, R. A. ., & Albuquerque Costa, R. de . (2022). O IMPACTO DA PSICANÁLISE NOS GRADUANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371658. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1658