O IMPACTO DA PSICANÁLISE NOS GRADUANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1658Palavras-chave:
Psicanálise, Graduandos, ImpactoResumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa que teve como objetivo analisar, através de um questionário, o impacto e a influência da psicanálise nos graduandos de psicologia. A metodologia utilizada foi uma análise quantitativa de um questionário fornecido pelo Formulário Google e que teve como participantes alunos de psicologia em universidades situadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada no período entre o final de 2021 ao início de 2022 e teve 108 pessoas como informantes totais. Ao final da pesquisa, constou-se que a psicanálise influencia de forma significativa na vida pessoal e acadêmica dos alunos da graduação em psicologia. Por fim, vale destacar que o presente resultado da pesquisa pode demostrar que a universidade tem um papel importante na transmissão da psicanálise na universidade e mais ainda, na sociedade.
Downloads
Referências
FREUD, S. Dinâmica da Transferência. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud) (1912). Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, S. o Ensino Da psicanálise nas Universidades. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud) (1918-1919). Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, S. Sobre a psicologia escolar. Obras Completas (1914). Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. 13.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1989.
KUPFER, M. C. M. et. al. A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980. Estilos clin., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 284-305, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S 141571282010000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 de agosto de 2019.
LACAN, J. O seminário Livro 17 (1969-1970). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência d
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.