AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1663Palavras-chave:
Educação Infantil; Educação Física; Aprendizagem; Desenvolvimento.Resumo
O papel que o profissional de Educação Física pode desempenhar na educação infantil é essencial, visto que o conjunto de conhecimentos que pode agregar com a sua prática contribui na construção do caráter formativo, integrador e estimulador. Concomitante a isso, objetivou-se, de modo geral, analisar as contribuições à aprendizagem que o professor de Educação Física pode oferecer à Educação Infantil. De maneira a atingir o que se buscou estudar, nove professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, responderam ao instrumento de pesquisa constituído de um questionário com questões relacionadas aos objetivos deste estudo. Mediante a realização de pesquisa qualitativa, método indutivo e de natureza básica, obteve-se os resultados que foram transcritos na íntegra e agrupados por semelhanças. Evidenciou-se, portanto, que a inserção do professor de Educação Física nesta etapa da educação básica contribui significativamente para a formação integral da criança, nos seus aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, visto que o trabalho docente reflete, seleciona, organiza, planeja, monitora e avalia o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.
Downloads
Referências
BASSEDAS, E., HUGUET T. E., SOLÉ I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. 2011, p . 21. Porto Alegre, Artmed, 1999.
BNCC - Base nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em maio de 2021.
COVRE, J. Brincar é coisa séria!, Ceias, 2021. Disponível em https://ceiarvoredosaber.com.br/brincar-e-coisa-seria. Acesso em fevereiro de 2022.
D'AVILA, A. D. S. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física, 2016. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/157203/001018202.pdf?sequence=1&is2016. Acesso em setembro de 2021.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. São Paulo: Atlas. 2002.
GIL, A C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Ed. São Paulo: Atlas. 2008.
LDB - Leis de Diretrizes e Bases no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases lei-9394-96 . Acesso em maio de 2021.
LEMOS, N. M. N., DE SOUZA, A. R. F., DUARTE, G., LIMA, M., & DA ROCHA SOUZA, P. F. A Ausência de aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 2016. Disponível em editorarealize.com.br. Acesso janeiro de 2022.
MAGALHÃES, J. S., KOBAL, M. C. & DE GODOY, R. P. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2007.
MATTOS, M. G. de. Construindo o Movimento Na Escola. 7 edição, editora Phorte. São Paulo, 2008.
MIQUELIN, E. C., FERNANDES, M. C., PAGAN, M. M. & SILVA, R. L. D. A educação física e seus benefícios para alunos do ensino fundamental. 2015. Disponível em www.inesul.edu.br. Acesso em agosto de 2021.
NISTA- PICCOLO, V. L. Corpo em Movimento na Educação Infantil. editora Cortez. São Paulo, 2017.
NÓVOA, A. (org.). Professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio de 2021.
RAMIRES COSTA, A., KRAUSE WEYMAR, M., PEREIRA DA SILVA, R. C., & PEREIRA MARQUES, D. A. Educação física na Educação Infantil: O papel do professor de Educação Física. In 12º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
SAYÃO, D. T. Corpo e Movimento: Notas para problematizar algumas questões relacionadas à Educação Infantil e à Educação Física, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, p. 55-67, 2002.
SALOMÃO, H. A. S., MARTINI, M. & JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de psicologia, 2007. Disponível em https://www.psicologia.pt. Acesso em setembro de 2021.
THIOLLENT , M. Metodologia da pesquisa. Ação. 2 Edição, São Paulo: Cortez, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.