AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1663

Palavras-chave:

Educação Infantil; Educação Física; Aprendizagem; Desenvolvimento.

Resumo

O papel que o profissional de Educação Física pode desempenhar na educação infantil é essencial, visto que o conjunto de conhecimentos que pode agregar com a sua prática contribui na construção do caráter formativo, integrador e estimulador. Concomitante a isso, objetivou-se, de modo geral, analisar as contribuições à aprendizagem que o professor de Educação Física pode oferecer à Educação Infantil. De maneira a atingir o que se buscou estudar, nove professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, responderam ao instrumento de pesquisa constituído de um questionário com questões relacionadas aos objetivos deste estudo. Mediante a realização de pesquisa qualitativa, método indutivo e de natureza básica, obteve-se os resultados que foram transcritos na íntegra e agrupados por semelhanças. Evidenciou-se, portanto, que a inserção do professor de Educação Física nesta etapa da educação básica contribui significativamente para a formação integral da criança, nos seus aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, visto que o trabalho docente reflete, seleciona, organiza, planeja, monitora e avalia o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Renato Viana de Moura

    Estudante de Graduação em Educação Fisica do Centro UniLaSalle Lucas de Lucas do Rio Verde - MT, Brasil. 

  • Moacir Juliani

    Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia do Unilasalle Lucas - Lucas do Rio Verde - MT. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física. Licenciado em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Licenciado em Pedagogia (IBRA). Especialização em Orientação Educacional. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso - MT. Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFMT, Campus São Vicente. Doutor em Educação pela UFMT.

  • Nádia Ligianara Nyari

    Doutora em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS), Discente em Engenharia da Produção (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT) e Administração (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT). Graduado em Ciências Biológicas (URI - Santo Ângelo - RS), Especialização em Biologia Humana (UNIJUI - Ijuí - RS), MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach (LaSalle - Canoas - RS) e Mestrado em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS). Professora do Ensino Superior, Coordenadora, Presidente dos Núcleos Docente e Estruturante (NDEs) dos Cursos de Administração (ADM), Gestão da Produção Industrial (GPI) e Gestão em Agronegócio (AGO).

Referências

BASSEDAS, E., HUGUET T. E., SOLÉ I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. 2011, p . 21. Porto Alegre, Artmed, 1999.

BNCC - Base nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em maio de 2021.

COVRE, J. Brincar é coisa séria!, Ceias, 2021. Disponível em https://ceiarvoredosaber.com.br/brincar-e-coisa-seria. Acesso em fevereiro de 2022.

D'AVILA, A. D. S. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física, 2016. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/157203/001018202.pdf?sequence=1&is2016. Acesso em setembro de 2021.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. São Paulo: Atlas. 2002.

GIL, A C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Ed. São Paulo: Atlas. 2008.

LDB - Leis de Diretrizes e Bases no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases lei-9394-96 . Acesso em maio de 2021.

LEMOS, N. M. N., DE SOUZA, A. R. F., DUARTE, G., LIMA, M., & DA ROCHA SOUZA, P. F. A Ausência de aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 2016. Disponível em editorarealize.com.br. Acesso janeiro de 2022.

MAGALHÃES, J. S., KOBAL, M. C. & DE GODOY, R. P. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2007.

MATTOS, M. G. de. Construindo o Movimento Na Escola. 7 edição, editora Phorte. São Paulo, 2008.

MIQUELIN, E. C., FERNANDES, M. C., PAGAN, M. M. & SILVA, R. L. D. A educação física e seus benefícios para alunos do ensino fundamental. 2015. Disponível em www.inesul.edu.br. Acesso em agosto de 2021.

NISTA- PICCOLO, V. L. Corpo em Movimento na Educação Infantil. editora Cortez. São Paulo, 2017.

NÓVOA, A. (org.). Professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.

PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio de 2021.

RAMIRES COSTA, A., KRAUSE WEYMAR, M., PEREIRA DA SILVA, R. C., & PEREIRA MARQUES, D. A. Educação física na Educação Infantil: O papel do professor de Educação Física. In 12º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 2017.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

SAYÃO, D. T. Corpo e Movimento: Notas para problematizar algumas questões relacionadas à Educação Infantil e à Educação Física, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, p. 55-67, 2002.

SALOMÃO, H. A. S., MARTINI, M. & JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de psicologia, 2007. Disponível em https://www.psicologia.pt. Acesso em setembro de 2021.

THIOLLENT , M. Metodologia da pesquisa. Ação. 2 Edição, São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

06/07/2022

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371663. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1663