IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS COMUNIDADES CARENTES: UM OLHAR PARA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1664

Palavras-chave:

Assistência Social, Pandemia, Proteção Social

Resumo

O presente trabalho TRAZ um olhar direcionado para política de assistência social, dando ênfase aos impactos da pandemia da COVID-19 nas comunidades carentes nessa fase de intensas dificuldades. O objetivo geral é analisar o impacto da pandemia da COVID-19 nas comunidades carentes sob o olhar da política de assistência social. Os objetivos específicos são: entender os fundamentos da Política Nacional de Assistência Social; conhecer os princípios da Proteção Social; averiguar os impactos da pandemia em comunidades carentes. O método empregado teve uma abordagem qualitativa em sua base, seguindo a linha de pesquisa bibliográfica, em caráter descritivo e exploratório. Os resultados mostram que a pandemia de COVID-19 causou sérios estragos no setor econômico, o que fez com que muitas famílias perdessem emprego e renda. Sabe-se que as consequências da pandemia continuarão por muito tempo. É preciso criar estratégias para devolver a autonomia financeira às famílias, em especial as mais vulneráveis, além de dar novas oportunidades para que haja um enfrentamento da extrema pobreza e oportunidades para jovens no mercado de trabalho. A proteção social deve ser estendida e reorganizada para atender a enorme demanda que a pandemia proporcionou no cenário nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronny Batista de Sousa

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Evangélica do Piauí- FAEPI. Mestrando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho no SUS pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Especialista em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.

Augusto Sérgio Carneiro da Silva

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF.

Mateus Dantas de Farias Fonseca

Bacharelando em Serviço Social na Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco- FEMAF

Rúbia Santos de Lima Dias

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Evangélica do Piauí- FAEPE. Licencitura em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana.

Francisco das Chagas Araújo Coelho

Graduado em DIREITO pela Faculdade de Tecnologia do Piauí- FATEP. PÓS- GRADUADO em ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA pelo o Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho. ESPECIALISTA em DIREITO MÉDICO E PROTEÇÃO JURÍDICA A SAÚDE pela Sociedade Piauiense de Educação, Ciências e Tecnologia ALEPI/FAR. PÓS- GRADUADO em CRIMINOLOGIA pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante- FAVENI.

Josiane Lima de Abreu

Bacharela em Serviço Social pela FaculdadeAnhanguera.

Referências

BECKER, Kalinca Léia. Ampliação do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC): Essencial para amenizar a pobreza e urgente em tempos de pandemia. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/05/An%C3%A1lise-de-Conjuntura02.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 12 ed. Rio de Janeiro. 1988

BRASIL. Ministério da Cidadania. Ações da proteção social especial do SUAS durante a pandemia. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimentosocial/noticias-desenvolvimento-social/ministerio-da-cidadania-lanca-obra-quedetalha-a-importancia-das-acoes-da-protecao-especial-do-sistema-unico-deassistencia-social-durante-a-pandemia. Acesso em: 25 dez. 2021.

BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009

CARVALHO, Fernanda Thais de. Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): Trabalho social com as famílias do município de Telêmanco Borba (PR) 2012. Disponível em: https://1library.org/document/y9dnx0jq-protecao-atendimento-integral-familiatrabalho-familias-municipio-telemaco.html. Acesso em: 25 out. 2021.

FARIAS, Magno Nunes. Vulnerabilidade social e covid-19: considerações a partir da terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy, Preprint, 2020.

LEMOS, Francilane dos Santos. Os assistentes sociais e o CRAS: carreiras, conflitos e atuação profissional em Aracaju. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6341/1/FRANCILAINE_SANTOS_LEMOS.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

MACHADO, Laura Muller. Legado de uma pandemia: 26 vozes conversam sobre os aprendizados para política pública / Organizadora Laura Muller Machado. – Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

PIRES, R. R. C. Os efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da COVID-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. 2020.

SANTOS, Kionna Oliveira Bernardes. Trabalho, saúde e vulnerabilidade na pandemia de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n12/e00178320/. Acesso em: 27 dez. 2021.

SARTI, Cynthia Andersen. A Família como Espelho: Um estudo sobre a moral dos pobres. 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2007.

SEVILLA, Pablo Diego dos Santos. Urbanização de favelas: a realidade vivida pelos moradores em quatro comunidades carentes no município de São Paulo. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5906/1/PB_GP_III_2014_16.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

SILVA, Mygre Lopes; SILVA. Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do covid-19: impactos e reflexões. Universidade Federal de Santa Maria, FAPERGS, Junho/2020 disponivel em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-07-Economia-Brasileira-Pr%C3%A9-Durante-e-P%C3%B3s-Pandemia.pdf acesso em 14/10/2021

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

WALD, Arnold. O Novo Direito de Família. 16.ed. São Paulo: Saraiva, 2005

Downloads

Publicado

11/07/2022

Como Citar

Batista de Sousa, R., Carneiro da Silva, A. S. ., Fonseca , M. D. de F., Dias, R. S. de L. ., Coelho, F. das C. A., & Abreu, J. L. de . (2022). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS COMUNIDADES CARENTES: UM OLHAR PARA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371664. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1664

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.