A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO SÉCULO XV AO SÉCULO XXI: UM OLHAR PELA ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVA DO SECTOR.

Autores

  • Mário Graça da Costa
  • Maria Aparecida Santos e Campos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1686

Palavras-chave:

Educação, Angola, Escola, Qualidade de ensino

Resumo

O presente artigo tem como Objectivo conhecer  a Educação em Angola do Século XV ao Século XXI, olhando pela organização, desenvolvimento e perspectiva do Sector. A educação considera-se como meio fundamental para a socialização do indivíduo e a escola como agência do mesmo processo e sua missão é optimizar a assimilação dos conteúdos linguísticos e de outro tipo de formação de pessoas competentes desde o ponto de vista comunicativo e que se realiza na prática. Falar da educação, é falar do passado, do presente e do futuro. A educação em Angola, antes, durante e depois da independência, não deve ser abordada somente numa perspectiva história, mas também devemos analisá-la numa perspectiva sociológica, sentindo-nos quase obrigados” a nos deter no período colonial por ser o marco de referência no surgimento do ensino em Angola. O ensino escolar teve início em Angola nos séculos XVI e XVII, portanto muito antes do actual território constituir-se em uma unidade. Com a independência, se tornou preocupação do Governo em expandir a educação e ensino  por todo o país, seja ele público, comparticipado e privado, tornando assim, aquilo que antes foi inacessível, acessível a todos sem excepção ou descriminação, garantindo a qualidade de ensino, a inovação, o empreendedorismo e para as universidades, apoiando – se nos tres pilares fndamentais que são, Ensino, Investigação e Extensão. Espera-se  no final da pesquisa, os leitores possam conhecer o percurso histórico da Educação em Angola, do Século XV ao Século XXI.

 

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Biografia do Autor

Mário Graça da Costa

Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo

Maria Aparecida Santos e Campos

Universidade Internacional  Iberoamericana  do  México – UNINI  MX.

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Publicado

29/06/2022

Como Citar

Costa, M. G. da ., & Santos e Campos, M. A. . (2022). A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO SÉCULO XV AO SÉCULO XXI: UM OLHAR PELA ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVA DO SECTOR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361686. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1686