A TEMATIZAÇÃO DO MUAY THAI NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1711

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Mediação Pedagógica, Muay Thai, Práticas Corporais

Resumo

A literatura vem apontando que o Muay Thai foi sistematizado há cerca de 250 A.C cujo nascimento origina-se na Tailândia. A questão central desse trabalho consiste em analisar como o conteúdo de lutas, enfatizando o Muay Thai, é trabalhando nas aulas de educação física escolar. A pesquisa contou com artigos disponíveis em periódicos da área, onde o Muay Thay aparece como um conteúdo ensinado pelos/as professores/as nas aulas de educação física escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica, analítico-exploratória, com abordagem qualitativa, por se apropriar de artigos publicados em sua inteireza em meios eletrônicos sem se ater a fenômenos estatísticos. Os instrumentos utilizados foram as plataformas digitais - Google Acadêmico, SciELO e periódico CAPES. Os dados foram analisados por categorias divididas em: autores/as e ano de publicação; tipo do estudo; amostra; estratégias metodológicas; e, materiais utilizados. Os resultados apontaram que a inserção desse conteúdo nas aulas de educação física amplia o retórico linguístico, cultural, gestual e motor dos/as estudantes por vivenciarem representações culturais de caráter local e global. Logo, as aulas de educação física com intencionalidades pedagógicas emanam potencial para acessar o repertório de conhecimento cultural e corporal dos/as estudantes por experimentar, dialogar e refletir sobre práticas que talvez estejam distantes de sua realidade e ampliá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Oliveira

Discente de graduação em Educação Física – Licenciatura na Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB

 

Maique dos Santos Bezerra Batista

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais (UFS). Especialista em Psicomotricidade (UCAM). Especialista em Cinesiologia e Treinamento Físico (FAVENI). Licenciado e Bacharel em Educação Física (UniAGES). Professor de graduação nas áreas de Educação e Saúde na Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB

Referências

ANDRADE, José Giovanny Santos Andrade.; BATISTA, Maique dos Santos Bezerra. As práticas corporais como contribuição preventiva a saúde nos cuidados com a obesidade infanto-juvenil. In: CARVALHO, Fabio Luiz Oliveira de.; Dosea, Giselle Santana.; COSTA, Dalmo de Moura. Saúde Baseada em Evidências. – Paripiranga, BA: AGES, 2021. P. 34-39. ISBN 978-65-994411-3-4

BONETTO, Pedro. Xavier. Russo.; NEIRA, Marcos. Garcia. Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física: um relato de múltiplas ressignificações. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas – São Paulo, v. 15, n. 2, p. 224-34, abr./jun. 2017. ISSN: 1980-9030. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8647471. Acessado em: 19/05/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ . Acesso em: 15 março. 2022.

CANTANHEDE, Pedro Prates Ferreira De Lima. Lutas X artes marciais e currículo: combates e debates na BNCC. Rio Claro/SP, 2021. 140f. Dissertação de Mestrado (Programa De Pós-Graduação Em Educação) Universidade Estadual Paulista -UNESP, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/215941/cantanhede_ppfl_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 23 maio 2022.

CARDOSO, Victor Simon. O ensino das lutas na Educação Física Escolar: Potencialidades e desafios. Florianópolis, 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2018 Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192660. Acesso em: 10 Abril. 2022.

CBMT. História do Muay Thai. Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), 2021. Disponível em: https://cbmt.com.br/historia-no-brasil/. Acessado em: 01/13/2022

CINTRA, Marina Melo; LEMOS, Marina de Paiva; CAMPOS, Luiz Antônio Silva; SIMÕES, Regina. O ensino das lutas na Educação Física escolar: o estado da arte. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 15, n. 01, p. 127-134. Várzea Paulista, 2016. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/upload/artigo/1233_1505307577.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 2015. Abr-Jun; 29(2):337-44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200337. Acessado em 04/05/2022

FELIPE, Dionny; NEVES, Diego Santos; ABREU, José Roberto Gonçalves de; QUINQUIM, Marli; SILVA, Daniel Junior da. Muay Thai na escola: uma proposição de ensino. Revista Brasileira do Ensino Médio, Recife, v. 4, p. 78-91, jul., 2021. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/95. Acesso em: 18 out. 2021.

FERREIRA, Heraldo Simões; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 182 - Julio de 2013. http://www.efdeportes.com/

FREDERICO, Katyucia Flávia. Possibilidades do Muay Thai na educação física escolar. Universidade Federal Do Espírito Santo. 2014. Trabalho De Conclusão De Curso (Curso de graduação em Educação Física – Licenciatura) - Universidade Federal Do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://cefd.ufes.br/sites/cefd.ufes.br/files/field/anexo/katyucia_flavia_frederico_-_possibilidades_do_muay_thai_na_educacao_fisica_escolar.pdf#:~:text=Na%20escola%2C%20como%20parte%20das%20in%C3%BAmeras%20possibilidades%20da,e%20cuidado%20que%20cercam%20os%20ensinamentos%20das%20lutas. Acesso em: 16 jun. 2022.

GRAÇA, Romulo Luiz da; SILVA, Alisson Vidoto da. Muay thai: benefícios comportamentais nas crianças praticantes na cidade de Cocal do Sul – SC. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3095. Acesso em: 01 março. 2022.

GOMES, Nathalia Chaves; BARROS, André Minuzzo de; FREITAS, Fernando Paulo Rosa de; DARIDO, Suraya Cristina; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física Escolar. Motrivivência, Rio Claro, n. 41, p. 305-20, dez., 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p305. Acesso em: 18 out. 2021.

LOPES, Rafael Rodrigues; PONTES, João Airton de Matos. Prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 78 - jan./abr. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44216/1/2019_art_rrlopesjampontes.pdf. Acessado em 04/04/2022.

MATOS, José Arlen Beltrão de; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 2, p. 117-135, abr./jun. 2015. ISSN: 1983-9030

MATOS, Camila Santt’Anna. Muay Thai como ferramenta na psicomotricidade nas aulas de educação física para crianças do 5° ao 9° ano do ensino fundamental. Rio de Janeiro, 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2013 Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33324/1/SILVA%2c%20JOS%c3%89%20KARLOS%20DA%20CRUZ.pdf. Acesso em: 25/05/2022.

MINAYO, Maria. Cecilia. De Souza. (org.).; DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otavio Cruz. ROMEU, Gomes. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21° edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. ISBN: 85-326. 1145-1

MAGNO, Felipe. Participação esportiva no Brasil: da Escola ao Alto Rendimento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218219. Acesso em: 03/05/2022.

MORENO, Danilo Bastos; FERREIRA, Heraldo Simões. Lutas na Educação Física Escolar: possibilidade de acordo com as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. In: JUNIOR, José Airton de Freitas Pontes (org). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico] Fortaleza, CE: EdUECE, 2017. 834p. ISBN: 978-85-7826-534-2

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de. A luta na escola: tematizando o Muay Thai. 26/04/22. Disponível em http://www.gpef.fe.usp.br/teses/Relato%20Jorge%20Luiz%20de%20Oliveira%20Junior%20muay%20thai%20-%20V%20SEMEF.pdf Acessado em: 16/06/2022

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das Lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, jan. /mar. 2013. ISSN: 1983-9030.

SANTOS, Luca Baêta Leal dos. Benefícios das artes marciais nas aulas de educação física infantil. 2013. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde (FACES) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/3918/1/LUCA%20BA%C3%8ATA%20LEAL%20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

SANTOS, Robson Felix dos; LEITE, Thiago Leite do Carmo; LIMA, Bráulio Nascimento; MANESCHY, Mariela de Santana; ASSIS JUNIOR, Renato Silveira de; ALMEIDA, Klebson da Silva; PASSOS, Ricardo Pablo; VILELA JUNIOR, Guanis de Barros. Capacidades físicas na prática do Muay Thai. Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 13, n. 3, 2021. Disponível em: 10.36692/v13n3-03R. Acesso em: 18 out. 2021.

SILVA, José Karlos da Cruz. O Muay Thai como ferramenta pedagógica na Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Universidade Federal De Pernambuco. Vitória de Santo Antão, 2019. 22f. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33324/1/SILVA%2c%20JOS%c3%89%20KARLOS%20DA%20CRUZ.pdf . 03/04/2022

SOUSA, Luís Manuel Mota de; FIRMINO, Cristiana Furtado; MARQUES-VIEIRA, Cristina Maria Alves; SEVERINO, Sandy Silva Pedro; PESTANA, Helena Castelão Figueira Carlos. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista portuguesa de enfermagem de reabilitação, Lisboa v.1, n.1, p.45-54, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/232112845.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022.

VARELA JÚNIOR, George Marques. A implementação do conteúdo de lutas na Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal. Brasília, 2018. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 2018, Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/21399. Acesso em: 02. fevereiro. 2022.

Downloads

Publicado

20/07/2022

Como Citar

Oliveira, A. da S., & Santos Bezerra Batista, M. dos. (2022). A TEMATIZAÇÃO DO MUAY THAI NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371711. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1711