A FERRAMENTA METODOLÓGICA WEBQUEST COMO SUPORTE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1712

Palavras-chave:

WebQuest, Ensino e Aprendizagem, Educação Profissional

Resumo

Um modelo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) comprometida com uma proposta de educação integral e emancipadora, deve preocupar-se em habilitar os estudantes para uma inserção social consciente, que oportunize a problematização e transformação da realidade excludente imposta pelos interesses do capital. Esse trabalho tem o objetivo de discorrer sobre a ferramenta metodológica WebQuest, como possibilidade de suporte de ensino e de aprendizagem no âmbito da EPT. Com esse propósito realizou-se uma investigação bibliográfica em bases de dados de pesquisa como Scientific Electronic Library Online – SciELO; Google Acadêmico; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD; e periódicos CAPES (Portal da CAPES). Espera-se poder contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem na EPT, a partir da propositura de reflexões sobre a possibilidade de utilização de uma ferramenta metodológica que pode agregar oportunidades de dinamização do processo de ensino e de maior significado à aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Fábio do Socorro Dias Brito

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2004), Especialista em Educação pela Faculdade Atual e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade Estácio Macapá. Coordenador Pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede privada. Coordenador Pedagógico do Ensino Médio propedêutico e Ensino Médio Integrado na rede pública estadual. Pesquisador Institucional, chefe da Divisão de Registro e Controle Acadêmico e Docente do Curso de Pedagogia/PARFOR da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Assessor Técnico-pedagógico da Coordenadoria de Educação Específica da Secretaria de Estado da Educação. Pedagogo do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do Ministério Público do Estado do Amapá e cursa mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP).

Victor Hugo Gomes Sales

Graduado em Engenharia de Alimentos (UFT); Mestre em Agroenergia (UFT); Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (UFMA); Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP).

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Publicado

18/07/2022

Como Citar

Socorro Dias Brito, F. do, & Gomes Sales, V. H. (2022). A FERRAMENTA METODOLÓGICA WEBQUEST COMO SUPORTE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371712. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1712