INVESTIGANDO GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1725

Palavras-chave:

Geometria Espacial, Realidade aumentada, Geometrix

Resumo

Este artigo descreve a observação da aprendizagem da geometria espacial por meio do aplicativo de realidade aumentada Geometrix, e tem como objetivo verificar o quão o uso da tecnologia impacta no aprendizado de geometria espacial. Historicamente existem evidências que alunos têm dificuldades na aprendizagem sobre geometria espacial, com isso, buscou-se uma alternativa tecnológica digital por meio de um aplicativo de realidade aumentada, chamado Geometrix. Foi observada de maneira objetiva a aprendizagem de 72 alunos voluntários, divididos em dois grupos de uma escola da rede pública municipal, localizada no município de Arapiraca, Alagoas. A partir disso, foi feita uma comparação entre os grupos: um com o uso do aplicativo de realidade aumentada e o outro não. Observou-se durante o processo de intervenção que o grupo que utilizou o aplicativo Geometrix apresentou um número significativo de acertos em comparação com o que não utilizou. Este, por sua vez, apresentou dificuldades em entender e realizar a atividade na qual tinham que identificar faces, vértices e arestas em figuras tridimensionais impressas, desse modo fica evidente que a utilização do aplicativo de realidade aumentada contribui significativamente para o aprendizado de geometria espacial.

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Biografia do Autor

  • Elielson Magalhães Lima

    Universidade Estadual de Alagoas

  • Eloíse Karola Cavalcante Ferro

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas.  Pós-graduanda em Metodologia do Ensino da Matemática.

  • Wilma Rejane Rodrigues de Assis

    Graduação em andamento - Universidade Estadual de Alagoas. Professora no município de palmeira dos índios- Al 

  • César de Oliveira Nascimento

    Graduando em Matemática Licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas

  • Jalon Saturnino de Oliveira Júnior

    Graduando em Matemática Licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas

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Publicado

27/07/2022

Como Citar

INVESTIGANDO GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371725. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1725