FONTES HISTÓRICAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

  • Maria do Carmo Campos Ferreira
  • Wanderson Michel de Farias Pantoja

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1731

Palavras-chave:

Acervo Pessoal, Ensino e aprendizagem, História

Resumo

Com o surgimento da escola dos Annales o conceito de fontes históricas foi redimensionado e assim foram considerados os mais variados tipos de objetos: diários, cartas, fotografias, desenhos, inventários, jornais, revistas, filmes, mapas, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Este artigo apresenta partes do arquivo pessoal de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como possibilidade de uso nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Conceitua-se fontes históricas como   tudo o que o homem produziu ou os vestígios que sofreram interferência dos homens e que nos possibilita um acesso ao passado humano. Esse recurso didático no ensino de História proporciona ao aluno o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretações das diversas fontes e testemunhos de épocas passadas e também do presente. Sendo assim, as fontes históricas de um arquivo pessoal podem contribuir na contextualização do ensino e da aprendizagem da Educação Profissional e Tecnológica – EPT.

 

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Campos Ferreira

Instituto Federal do Amapá - Campus Santana

 

Wanderson Michel de Farias Pantoja

Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

 

 

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Publicado

28/07/2022

Como Citar

Campos Ferreira, M. do C. ., & Farias Pantoja, W. M. de . (2022). FONTES HISTÓRICAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371731. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1731