A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1732

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, cuidados de enfermagem e plano de parto.

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a importância da atuação do enfermeiro na elaboração do plano de parto (PP), e esclarecer as dificuldades encontradas pelo enfermeiro na implementação do plano de parto na consulta de pré-natal à gestante, visando o empoderamento da mulher. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado através da busca de artigos científicos publicados no idioma português, inglês e espanhol voltados para a área de assistência de enfermagem, nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrival System Online (MEDLINE), Base de dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PUBMED) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO. Resultados: A mulher que vem sendo orientada por um profissional de enfermagem, durante o pré-natal, com informações acerca da gestação, parto e puerpério, vivencia esses momentos com maior segurança e satisfação. O PP está entre as técnicas que devem ser estimuladas durante  a  gestação,  de  acordo  como   preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Considerações finais: Aponta-se que a inclusão da elaboração do PP na rotina de pré-natal seja positiva no requisito empoderamento feminino diante do trabalho de parto. Devem ser ofertadas, para as gestantes, todas as informações acerca do trabalho de parto, do parto e dos cuidados com os recém-nascidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Williany Sena Pereira

Discente de Enfermagem na UNIBRA - Centro Universitário Brasileiro

Hugo Christian de Oliveira Felix

Bacharelado em Direito por Centro Universitário Guararapes. Especialista em Direito Digital por Damásio Educacional. Especialista em Gestão Educacional por Damásio Educacional. MBA em Gestão de Negócios por Ibmec/RJ. Mestrando em Gestão Empresarial por UniFBV Wyden/PE.

Claudia Valéria dos Santos

Discente em Enfermagem na UNIBRA - Centro Universitário Brasileiro

Referências

BARBOSA, HELOISE GABRIELA DIAS; SANTANA, LUCAS RICHARTZ; GOMES, PATRÍCIA BOECHAT. O PLANO DE PARTO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO DA GESTANTE. Editor Chefe, p. 350. 2020.

BARROS, Amanda Peres Zubiaurre de et al. Conhecimento de enfermeiras sobre plano de parto. Rev. enferm. UFSM, p. 69-79, 2017.

DA SILVA, Maria Regina Bernardo et al. Tecnologias não invasivas: conhecimento das mulheres para o protagonismo no trabalho de parto. Nursing (São Paulo), v. 23, n. 263, p. 3729-3735, 2020.

GOMES, Rebeca Pinto Costa et al. Plano de parto em rodas de conversa: escolhas das mulheres. • Revista Mineira de Enfermagem, 2017;21:e-1033.

HOLANDA, Sâmia Monteiro et al. Influência da participação do companheiro no pré-natal: satisfação de primíparas quanto ao apoio no parto.

LEITE, Tatiana Henriques et al. Desrespeitos e abusos, maus tratos e violência obstétrica: um desafio para a epidemiologia e a saúde pública no Brasil. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v.27, n.2, 2022.

MOUTA, Ricardo José Oliveira et al. Plano de parto como estratégia de empoderamento feminino. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 31, n. 4, 2017.

NARCHI, Nádia Zanon et al. O plano individual de parto como estratégia de ensino-aprendizagem das boas práticas de atenção obstétrica. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03518.

PASQUALOTTO, VP; RIFFEL, MJ; MORETTO, VL. Práticas sugeridas em mídias sociais para planos de parto. Rev. Brasileira de Enfermagem, 2020;73(5):e20180847.

SILVA, Adaiele Lucia Nogueira Vieira da et al. Plano de parto: ferramenta para o empoderamento de mulheres durante a assistência de enfermagem. Rev. enferm. UFSM, p. 144-151, 2017.

SOARES, Emanuele da Silva et al. A informação de mulheres para escolha do processo de nascimento. Rev. enferm. UFPE on line, p. 5427-5431, 2017.

SOUZA, Ivan Pires de Oliveira Fonseca et al. O EMPODERAMENTO FEMININO E A ESCOLHA PELA VIA DE PARTO. 2020.

SILVA, Lucília Mendes de Oliveira et al. Parto humanizado e empoderamento feminino: estudo de caso do grupo Flore Ser em Uberlândia/MG. 2019.

TRIGUEIRO, Tatiane Herreira et al. Experiência de gestantes na consulta de Enfermagem com a construção do plano de parto. Escola Anna Nery, v. 26, 2021.

Downloads

Publicado

03/08/2022

Como Citar

Sena Pereira, W., Christian de Oliveira Felix, H., & Valéria dos Santos, C. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PARTO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381732. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1732

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)