ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Isabel Cristina Quirino Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1748

Palavras-chave:

Escolas. Ensino-aprendizagem. Inclusão

Resumo

Esta pesquisa apresenta o ensino híbrido como uma possibilidade de promover a inclusão em sala de aula, pois a adoção de uma postura mais democrática para estimular os alunos a atuarem com independência é outra opção para que haja sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque, ao invés de marcar as diferenças, como por exemplo, aspectos negativos ou mesmo obstáculos, são vistos como aliados no processo de construção do conhecimento. Com base nessa premissa, apresentar-se-á o conceito de ensino híbrido. Logo, um breve histórico do ensino híbrido, tentando delimitar o que pode ser considerado uma metodologia de ensino, será exposto. Por fim, analisar-se-á os desafios e contribuições associados à escolha desse método de ensino, especialmente no contexto das escolas do Brasil. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Isabel Cristina Quirino Santos

Graduada em Pedagogia. Licenciada em Educação Especial. Pós-graduação Lato Sensu em Orientação, Supervisão E Inspeção Escolar. Pós graduada em Educação Especial E Inclusiva Com Ênfase Em Tecnologia Assistiva E Comunicação Alternativa.

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Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., & Cristina Quirino Santos, I. (2022). ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EM SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381748. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1748