UMA ABORDAGEM ESTATÍSITICA COMPARATIVA COM CRIANÇAS QUE PASSARAM E NÃO PASSARAM PELO PROGRAMA ESTADUAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD) DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE COLOMBO/PR - BRASIL

Autores

  • Guilherme Henrique Budal Arins

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1782

Palavras-chave:

riança, proerd, droga, crime, contravenção

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral apresentar uma análise estatística comparativa entre crianças que passaram e não passaram pelo Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), ambas de escolas públicas do município de Colombo/PR, região metropolitana de Curitiba/PR, e figuraram como autora(s) ou noticiada(s) de crime(s) ou contravenção(ões) penais registrados nos Boletins de Ocorrência Unificados (BOUs), da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR). A motivação surgiu com base em uma pesquisa do Instituto Nacional de Justiça Norte Americano (U.S. Department of Justice) sobre o mesmo tema. Chegou-se a seguinte questão: os jovens que realizaram o PROERD, na cidade de Colombo/PR, incidiram menos em delitos do que aqueles que não passaram pelo programa? Como metodologia, utilizou-se o software Dashboard para identificar os vínculos existentes entre BOUs e crianças que passaram e não passaram pelo PROERD, possibilitando elaborar a análise proposta. Por fim, constatou-se que as crianças que passaram pelo PROERD figuraram, numericamente, como autoras ou noticiadas em mais BOUs do que as crianças que não passaram pelo programa, ou seja, os alunos que realizaram o PROERD cometeram mais delitos do que aqueles que não passaram pelo programa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Budal Arins

Tenente da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (PMPR). Bacharel em Direito pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Possui curso de especialização em Inteligência Policial pela Academia Policial Militar do Guatupê. Pós Graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

 

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília, DF: Ed.Unesco, 2002.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Project DARE: No effects at 10-year follow-up. Disponível em: < https://psycnet.apa.org/record/1999-03346-017>. Acesso em: 21 de jul. de 2022.

ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY. Relação de alunos matriculados no 5º ano, dos anos de 2014 a 2017.

ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO ANDRETTA. Relação de alunos matriculados no 5º ano, dos anos de 2014 a 2017.

HISTÓRICO DO PROERD. Disponível em: <http://proerdbrasil.com.br/oproerd/oprograma.htm>. Acesso em: 21 de jul. de 2022.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. VI Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. Brasília, DF: Departamento de Psicologia da Escola Paulista de Medicina e Secretaria Nacional Antidrogas, 2010.

PEROVANO, Dalton G. Concepções dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sobre a sua formação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.

SCHENKER, M.; MINAYO, M. C. S. (2005). Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Ciência e Saúde Coletiva, 10(3), 707-717.

SOUZA FILHO, Roberto Pereira. A percepção da comunidade escolar sobre o Programa Educacional de Resistências as Drogas e Violência, PROERD na Escola Estadual Manoel Vitorino em Salvador. Dissertação (Mestrado em Políticas sociais e cidadania) Universidade Católica do Salvador. Bahia, 2008.

USP, Universidade de São Paulo. Adolescentes têm seu primeiro contato com bebida aos 13 anos. Disponível em: <https://www5.usp.br/noticias/saude-2/adolescentes-tem-seu-primeiro-contato-com-bebida-aos-13-anos/>. Acesso em: 21 de jul. de 2022.

U.S. DEPARTMENT OF JUSTICE. Past and Future Directions of the D.A.R.E Program: An Evaluation Review. Disponível em: <https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/Digitization/152055NCJRS.pdf>. Acesso em: 21 de jul. de 2022.

LANDMARKRECOVERY. Why the DARE Program Failed. Disponível em: <https://landmarkrecovery.com/why-the-dare-program-failed/>. Acesso em: 21 de jul. de 2022.

ZANELLA, L. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Brasília: CAPES, 2009.

Downloads

Publicado

11/08/2022

Como Citar

Budal Arins, G. H. (2022). UMA ABORDAGEM ESTATÍSITICA COMPARATIVA COM CRIANÇAS QUE PASSARAM E NÃO PASSARAM PELO PROGRAMA ESTADUAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD) DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE COLOMBO/PR - BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381782. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1782