CONTRIBUIÇOES DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1786Palavras-chave:
Contribuições das plataformas, Aprendizagem, EscolaResumo
As plataformas adaptativas na educação são importantes por serem recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado interativo, personalizado e individualizado com base nas necessidades de aprendizagem de cada aluno, aumentando a absorção de conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. Este artigo tem como objetivo apresentar o que são plataformas adaptativas e como elas podem ajudar a acompanhar as trajetórias do conhecimento dos alunos, auxiliando instituições, alunos e professores proporcionando ações diferenciadas na forma de ensinar facilitando o aprendizado dos discentes. Além disso, procura conhecer o caminho percorrido e as dificuldades encontradas, permitindo adequação às necessidades individuais dos alunos. Versa-se de um estudo bibliográfico que empregou o portal Google Acadêmico, como fonte coletora de dados. A pesquisa sugere compreender e reconhecer as vantagens que as plataformas adaptativas oferecem, assim como os efeitos positivos que ocasionam na vida acadêmica do discente. Conclui-se que as plataformas adaptativas trazem benefícios aos professores e aos discentes, logo que impactam no comprometimento dos alunos e ajudam no incremento de habilidades como autonomia, autogestão do tempo e a certeza de que fazem parte do processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
Cazella, S. C., Nunes, M. A. S. N., & Reategui, E. B. (2010). A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro: JAI, 161-216.
Costa, D. (2022). Plataformas Adaptativas e o Ensino Personalizado. E-book. Flórida: Must University.
Graf, S., Kinshuk, C., & Ives. (2010). A flexible mechanism for providing adaptivity based on learning styles in learning management systems. International Conference on Advanced Learning Technologies, ICALT, 2010.
Graf, S. (2009). Advanced adaptivity in learning management systems by considering learning styles. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology-Volume 03 (pp. 235-238). IEEE Computer Society.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.