CONTRIBUIÇOES DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jane Maria Vimercate
  • Juliana Andreia Christ Schizzi

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1786

Palavras-chave:

Contribuições das plataformas, Aprendizagem, Escola

Resumo

As plataformas adaptativas na educação são importantes por serem recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado interativo, personalizado e individualizado com base nas necessidades de aprendizagem de cada aluno, aumentando a absorção de conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. Este artigo tem como objetivo apresentar o que são plataformas adaptativas e como elas podem ajudar a acompanhar as trajetórias do conhecimento dos alunos, auxiliando instituições, alunos e professores proporcionando ações diferenciadas na forma de ensinar facilitando o aprendizado dos discentes. Além disso, procura conhecer o caminho percorrido e as dificuldades encontradas, permitindo adequação às necessidades individuais dos alunos. Versa-se de um estudo bibliográfico que empregou o portal Google Acadêmico, como fonte coletora de dados. A pesquisa sugere compreender e reconhecer as vantagens que as plataformas adaptativas oferecem, assim como os efeitos positivos que ocasionam na vida acadêmica do discente. Conclui-se que as plataformas adaptativas trazem benefícios aos professores e aos discentes, logo que impactam no comprometimento dos alunos e ajudam no incremento de habilidades como autonomia, autogestão do tempo e a certeza de que fazem parte do processo de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT

Jane Maria Vimercate

Graduada em Pedagogia – Fundação Educacional Itaborai (FEITA/RJ); Especialista em Educação Inclusiva – (Centro Universitário Plínio Leite), MBA em Gestão Empreendedora (UFF/RJ), Tutoria em Educação a distância (Universidade Estadual de Londrina- Núcleo de Educação a Distância), Docência e Gestão na Educação à distância (FAVENI), Gestão Pública (FAVENI); Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Juliana Andreia Christ Schizzi

Graduada em História – Universidade Unijui- Universidade Regional da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Pós Graduação em Educação Ambiental- "Lato sensu"- pela UFSM- Universidade Federal de Santa Maria. Pós Graduação em Mídias na Educação "Lato sensu" pela UFSM-Universidade Federal de Santa Maria. Pós- Graduação em Tecnologias Digitais aplicadas à educação- Lato sensu- ULBRA- Universidade Luterana do Brasil e mestranda em Educação – especialização formação de professores pela Unini- Mexico.

Referências

Cazella, S. C., Nunes, M. A. S. N., & Reategui, E. B. (2010). A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro: JAI, 161-216.

Costa, D. (2022). Plataformas Adaptativas e o Ensino Personalizado. E-book. Flórida: Must University.

Graf, S., Kinshuk, C., & Ives. (2010). A flexible mechanism for providing adaptivity based on learning styles in learning management systems. International Conference on Advanced Learning Technologies, ICALT, 2010.

Graf, S. (2009). Advanced adaptivity in learning management systems by considering learning styles. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology-Volume 03 (pp. 235-238). IEEE Computer Society.

Downloads

Publicado

12/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Vimercate, J. ., & Andreia Christ Schizzi, J. . (2022). CONTRIBUIÇOES DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381786. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1786