A PLATAFORMA ADAPTATIVA PARA O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos
  • Luciane Demiquei Gonazatti

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1791

Palavras-chave:

Plataforma adaptativa para o ensino híbrido

Resumo

A educação está evoluindo constantemente e junto com essa evolução temos como recurso principal as ferramentas tecnológicas. É notório que os estudantes estão modificando a forma de aprender e são até mais avançados que muitos professores no que diz respeito a novas tecnologias. Sendo assim, é indispensável que os professores e toda a rede educacional possam se valer de recursos favoráveis à educação. Pensando nisso, neste estudo será apresentada a utilização da plataforma adaptativa ao ensino, em especial o ScootPad. É necessário compreender como essa ferramenta tem alcançado um público cada vez maior no país e quais benefícios pode trazer aos educandos. Com o objetivo de demonstrar a funcionalidade desta plataforma, o presente estudo tem como ponto de partida a própria prática em um grupo de alunos do fundamental II, na cidade de Belo Horizonte – MG, Brasil. A implementação deste recurso ainda é recente, desde o início de 2022, porém os resultados poderão ser analisados no decorrer do trabalho. Para fundamentar o estudo de caso serão confrontadas a prática com o estudo dos teóricos da educação, analisando o uso da tecnologia em busca de uma melhoria no aprendizado e sua contribuição para a cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Rafaela da Conceição Martins dos Santos

Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA), Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-Porto Rico.

Luciane Demiquei Gonazatti

Graduada em Letras- Português/Inglês e Literaturas- Universidades do Vale do Taquari-UNIVATES. CPT-Curso de Teologia Popular pela Escola Superior de Teologia e espiritualidade Franciscana- ESTEF. Curso Básico de Língua e Cultura Italiana pela Associazione Culturale Italiana Del Rio Grande Do Sul- ACIRS. Especialista e Pós Graduada em Mídias na Educação- UFPEL-Universidade Federal Pelotas e Mestranda em Educação com especialização na Formação de Professores - Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI - (UNINI-MX) México.

Referências

ALMEIDA, M. E. (2000). Informática e formação de professores. Brasília Brasil: Ministério da Educação.

BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília BRASIL, MEC/CONSED/UNDIME.

MATTAR, J. (2010). Game em educação: Como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

MORAN, J. M. et al. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas SP:Papirus.

MORAN, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção de mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania, Brasil: aproximações jovens, v. 2.

Downloads

Publicado

18/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., da Conceição Martins dos Santos, R. ., & Demiquei Gonazatti, L. . (2022). A PLATAFORMA ADAPTATIVA PARA O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA DIGITAL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381791. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1791