CURSO RAFEC - REALIDADE AUMENTADA FACILITANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS: UMA NOVA POSSIBILIDADE AO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1797

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Processo ensino-aprendizagem, Capacitação docente

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que possibilita a visualização de um objeto em três dimensões e permite maior interação do usuário. Neste trabalho é apresentada a implementação de um curso com realidade aumentada em que o objetivo principal consistiu em capacitar professores de ciências e biologia das escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio, do Estado de Santa Catarina, para a utilização da RA como ferramenta complementar nessas disciplinas. São apresentados neste artigo os principais eixos para o desenvolvimento do curso: elaboração do curso, as plataformas utilizadas, o modelo pedagógico desenvolvido e a implantação. A análise realizada após o desenvolvimento do curso, mostrou que apesar das adversidades, o curso de Realidade Aumentada aplicada ao ensino de ciências e biologia, permitiu ao professor apropriar-se de uma nova ferramenta de ensino. Esta ferramenta poderá ser utilizada durante as aulas contribuindo no aprendizado, tornando-se um apoio no âmbito educacional. Foi possível verificar que a RA pode ser inserida em outros contextos e conteúdos na formação de professores. É imprescindível que cada vez mais as tecnologias estejam em favorecimento do ambiente escolar e de ensino e, portanto, é necessário que sejam pesquisadas maneiras de inserir a RA na educação fundamental e no ensino médio das escolas do país.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josete Mazon

Doutora em Biologia Celular e Estrutural. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP. Graduada em Ciências Biológicas. Pesquisadora colaboradora do LabTec-UFSC. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Gabriela de Castro Pasquini

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina.  Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Cláudia da Rosa Pimentel

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina. Universidade Federal de Santa Catarina

Vinícius Souza Capistrano

Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia de Computação. Universidade Federal de Santa Catarina

Jofre Lucas de Oliveira Ramalho

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina. Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Marino Costa

Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido. Graduado em Administração pela UFSC. Mestre em Administração pela UFSC. Doutor em Engenharia de Produção pelaUFSC. Professor do Depto Ciências da Administração da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Eliane Pozzebon

Doutora em Engenharia Elétrica. Mestre em Ciências da Computação pela UFSC. Especialista em Engenharia de Software. Graduada em Processamento de Dados. Coordenadora do LabTeC-UFSC. Professora do Depto Computação da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina 

Luciana Bolan Frigo

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil - 
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Referências

ANDRADE, M. F.; MATOS, I. J. P.; FERNANDES, M .M. O ensino de ciências da natureza durante a pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades nas redes pública e privada. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e6411225390, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25390. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25390. Acesso em: 7 fev. 2022.

ASSIS, L. M. E. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 29, n. 51, p. 428-434, abr. 2015. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51r04. Acesso em: 10 mar. 2022.

COSTA, F. A.; MALDANER, J. J.; RYTHOWEM, M.; CAVALCANTE, R. P.; SENA, R. M. M.; VICTOR, V. F.; MONTEIRO, C. C.; SOUZA, W. A. Laboratórios on-line: Espaços do ensino remoto e possíveis contribuições para formação humana integral na educação básica. Research, Society and Development, 11(2), e43511225904. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25904 Acesso em: 8 fev. 2022.

CHEN, C. M.; TSAI, Y. N. Interactive augmented reality system for enhancing library instruction in elementary schools. Computers & Education, 59: 638-652 doi:10.1016/j.compedu.2012.03.001, 2012. Acesso em: 10 abr. 2022.

DALGNARNO, B.; LEE, M. J. W. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, 41(1): 10-32, 2010.

DE LA TORRE, C. J.; MARTÍN-DORTA, N.; SAORÍN PÉREZ, J. L.; CARBONEL CARRERA, C.; CONTERO GONZÁLEZ, M. Entorno de aprendizaje ubicuo con realidade aumentada y tabletas para estimular la comprensión del espacio tridimensional. RED, Revista de Educación a Distancia. Retrieved from: http://www.um.es/ead/red/37. 2013. Acesso em: 10 abr. 2022.

DUNLEAVY, M.; DEDE, C.; MITCHELL, R. Affordances and limitations of immersive participatory augmented reality simulations for teaching and learning. Journal of Science Education and Technology, 18(1): 7-22. doi:10.1007/s10956-008-119-1. 2009. Acesso em: 07 fev. 2022.

FAUCI, A. S.; LANE, H. C.; REDFIELD, R. R. Covid-19 - navigating the uncharted. N Engl J Med. 2020; 382:1268-9.

FIUZA, P. J.; SARRIERA, J. C. Refletindo sobre evasão, adesão e permanência em cursos na modalidade de educação a distância. In E. Netto Zanette, G. F. Giacomazzo & P. Jantsch Fiuza (Orgs.), Tecnologias e inovações nas práticas pedagógicas: trajetórias e experiências. Jundiaí, SP: Paco Editorial. p. 149- 173, 2012.

GARCÍA, I.; PEÑA-LÓPEZ, I.; JOHNSON, L.; SMITH, R.; LEVINE, A.; HAYWOOD, K. Informe Horizon: Edición Iberoamericana 2010. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2010.

KEMP, W. Persistence of adult learners in distance education. (Dissertação de Mestrado). Athabasca University Governing Council, Athabasca, Alberta, Canadá. 2001. Disponível em: https://dt.athabascau.ca/jspui/bitstream/10791/115/1/kemp.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p.

LOPES, L. M. D.; VIDOTTO, K. N. S.; POZZEBON, E.; FERENHOF, H. A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.35, e197403, 2019.

LUNA, U.; IBÁÑEZ, A.; RIVERO, M. P. El patrimonio aumentado: 8 apps de Realidad Aumentada para la enseñanza-aprendizaje del patrimonio. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 94: 43-62, 2019.

MORENO, N.; LEIVA, J. Experiencias formativas de uso didáctico de la Realidad Aumentada con alumnado del grado de educación primaria en la Universidad de Málaga. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, 6(1): 81-104, 2017. https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5809. Acesso em: 07 fev. 2022.

OLIVEIRA, M. B.; SILVA. L. C. T.; CANAZARO, J. V.; CARVALHIDO, M. L. L.; SOUZA, R. R. C. D.; NETO, J. B.; RANGEL, D.P. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 7(1): 918 – 932, 2021.

OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA, E. A. J. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, 2020.

QUEIROZ, A. S.; DE OLIVEIRA, C. M.; REZENDE, F. S. Realidade Aumentada no Ensino da Química: Elaboração e Avaliação de um Novo Recurso Didático. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, n. 2, 2015.

SQUIRE, K.; KLOPFER, E. Augmented reality simulations on handheld computers. Journal of the Learning Sciences, 16: 371-413. doi:10.1080/10508400701413435. 2007. Acesso em: 10 abr. 2022.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. (Organizador). Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.156p

Downloads

Publicado

12/08/2022

Como Citar

Mazon, J., de Castro Pasquini , G., da Rosa Pimentel, A. C., Souza Capistrano, V. ., Lucas de Oliveira Ramalho, J., Marino Costa, A., Pozzebon, E., & Bolan Frigo, L. (2022). CURSO RAFEC - REALIDADE AUMENTADA FACILITANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS: UMA NOVA POSSIBILIDADE AO PROFESSOR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381797. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1797