ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1819Palavras-chave:
Intervenção educativa, Síndrome de down, AdolescenteResumo
Objetivo: identificar as estratégias citadas sobre promoção em saúde para adolescente com síndrome de Down. Método: Foi realizada revisão integrativa da literatura, mediante consulta nas bases eletrônicas MEDLINE, PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS e Science Direct. Os Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, selecionados foram Intervenção Educativa/Educational Intervention/ Intervencion Educativa; Adolescente/Adolescent/Adolescente; Síndrome de Down/Down Syndrome/Síndrome de Down, aliado a operadores booelaños AND e OR. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídas duplicatas e aqueles que não atenderam à pergunta de pesquisa. Resultados: A amostra resultou em sete artigos. Dentre estes, seis eram publicações internacionais, pertencentes aos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Austrália. O tema principal enfocado foi estilo de vida saudável. Considerações finais: Os pesquisadores apontam lacuna do conhecimento científico voltado para pessoa com síndrome de Down, sendo necessário a inclusão de estratégias eficazes de educação e promoção da saúde para este público.
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