ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1819

Palavras-chave:

Intervenção educativa, Síndrome de down, Adolescente

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias citadas sobre promoção em saúde para adolescente com síndrome de Down. Método: Foi realizada revisão integrativa da literatura, mediante consulta nas bases eletrônicas MEDLINE, PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS e Science Direct. Os Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, selecionados foram Intervenção Educativa/Educational Intervention/ Intervencion Educativa; Adolescente/Adolescent/Adolescente; Síndrome de Down/Down Syndrome/Síndrome de Down, aliado a operadores booelaños AND e OR. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídas duplicatas e aqueles que não atenderam à pergunta de pesquisa. Resultados: A amostra resultou em sete artigos. Dentre estes, seis eram publicações internacionais, pertencentes aos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Austrália. O tema principal enfocado foi estilo de vida saudável. Considerações finais: Os pesquisadores apontam lacuna do conhecimento científico voltado para pessoa com síndrome de Down, sendo necessário a inclusão de estratégias eficazes de educação e promoção da saúde para este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceicao Alves Silva

Assistente Social. Especialista em Gestão em Políticas Públicas e Educação à distância. Mestre em Gestão em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Helena Alves de Carvalho Sampaio

Nutricionista. Mestre em Educação. Doutora em Farmacologia. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Dayze Djanira Furtado de Galiza

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Lissidna Almeida Cabral

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Referências

Ferreira R, Bunduki BO, Teodobich VNJ, Ferreira EAC, Michel RC, Zangrando MSR, et al. Promoção de saúde bucal e síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto. 2016; 24(48):45-53. https://doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v24n48p45-53.

Liana N, Silva P. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia. 2002; 6(2):166–74. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v6i2.3304.

Silva MI. Síndrome da adolescência normal: interface com a patologia. In Saito MI, Silva LEV. Adolescência: prevenção e risco. 2 ed. Atheneu; 2014. p. 85–100.

Jager ME, Batista FA, Perrone CM, Santos SS, Dias ACG. O adolescente no contexto da saúde pública brasileira: reflexões sobre o PROSAD. Psicologia em Estudo. 2014; 19(2):211–21. https://doi.org/10.1590/1413-737221567004.

Luz RT, Coelho EAC, Teixeira MA, Barros AR, Carvalho MFAA, Almeida MS. Lifestyle and the interface with health demands of adolescents. Reme Revista Mineira de Enfermagem. 2018; 22:e-1097. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20180027.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. Ministério da Saúde; 2013.

Padilha AML, Silva RHR. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. Nuances. 2020; 31(1). https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8291.

Cabral, C. S. Adolescência e Síndrome de Down: concepções de mães, educadores e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2020. 99f.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem. 2008; 17(4):758-64. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto Contexto Enferm. 2019; 28. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204.

Moher D, Liberati A, Tetzaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. 10.1371/journal.pmed.1000097.

Hoyo SL, Thurman AJ, Harvey D, Kover ST, Abbeduto L. Expressive language development in adolescents with Down syndrome and fragile X syndrome: change over time and the role of family-related factors. J Neurodev Disord. 2020; 12(1):18. https://doi.org/10.1186%2Fs11689-020-09320-7.

Lanfranchi S, Pulina F, Carretti B, Mammarella IC. Training spatial-simultaneous working memory in individuals with Down syndrome. Res Dev Disabil. 2017; 64:118–29. 10.1016/j.ridd.2017.03.012.

Witecy B, Penke M. Language comprehension in children, adolescents, and adults with Down syndrome. Res Dev Disabil. 2017; 62:184–96. 10.1016/j.ridd.2017.01.014.

Rodríguez-Nunez A, Regueiro-García A, Jorge-Soto C, Cañas-González J, Leboráns-Iglesias P, García-Crespo O, et al. Quality of chest compressions by Down syndrome people: a pilot trial. Resuscitation. 2015; 89:119-22. 10.1016/j.resuscitation.2015.01.022.

Curtin C, Bandini LG, Must A, Gleason J, Lividini K, Philips S, et al. Parent support improves weight loss in adolescents and young adults with Down syndrome. J Pediatr. 2013; 163(5):1402-8. https://doi.org/10.1016%2Fj.jpeds.2013.06.081.

Barr M, Shields N. Identifying the barriers and facilitators to participation in physical activity for children with Down syndrome. J Intellect Disabil Res. 2011; 55(11):1020–33. https://doi.org/10.1111/j.1365-2788.2011.01425.x.

Downloads

Publicado

19/08/2022

Como Citar

Silva, M. da C. A., Sampaio, H. A. de C., Galiza, D. D. F. de, & Cabral, L. A. (2022). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381819. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1819