A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: A ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM DIRETOR DE ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1832

Palavras-chave:

COVID-19; Diretor de Escola; EAD; Razão Instrumental.

Resumo

O objetivo deste texto foi analisar a narrativa de um diretor de escola diante da pandemia do Sars-Covid-19. Como coleta de dados, adotou-se um questionário semiestruturado e como referencial teórico o conceito de Razão Instrumental, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em meados do século XX. Pôde-se observar que os pressupostos que nortearam a educação a distância (EAD) - que foi realizada por quase todos os entes da federação: quer seja, do âmbito federal; estadual e municipal - representaram um engodo, ou seja, uma cilada, em cujo cerne estava a razão instrumental. Uma razão cujos fins são irracionais. Dialeticamente, os professores, que, mesmo sendo semiformados pelo sistema, representaram a luta e o apreço por uma educação a cada dia melhor. Neste sentido, eles foram fundamentais para mitigar e dirimir ainda mais as sequelas deste processo crítico, ou seja, a pandemia do COVID-19 a que todos estivemos imersos.

 

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Biografia do Autor

Flávio Roberto Chaddad

Prefeitura Municipal de Jahu (SP). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Graduado em Ciências Biológicas (B/L) pela Universidade Paulista (UNIP); Graduado em Filosofia pela Universidade de Franca (UNIFRAN); Graduado em Sociologia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); Graduado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Graduado em História pela Universidade de Franca (UNIFRAN); Especialista em Educação Ambiemtal; em Gestão da Educação Básica; em Gestão Ambiental; em Filosofia e Sociologia; em Supervisão Escolar; Mestre em Educação pela PUC-Campinas e Mestre em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara/SP. 

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Publicado

25/08/2022

Como Citar

Chaddad, F. R. (2022). A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: A ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM DIRETOR DE ESCOLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381832. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1832