AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA URBANA E RURAL NA AUTARQUIA DA CIDADE DE NAMPULA -MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1833Palavras-chave:
Avaliação de investimento, MoçambiqueResumo
Com a taxa de pobreza nacional aos 46,1% (Ministério da Planificação e Desenvolvimento, Outubro de 2010, Terceira Avaliação Nacional da Pobreza), Moçambique é um dos países mais pobres do mundo. Uma análise política e económica permite constatar que este facto deve-se, sobretudo, à falta de sublimação dos valores que o território contém, aos altos índices de corrupção, à dependência do país face à comunidade internacional, aos anos perdidos da guerra civil e à falta de preparação técnica, ética e democrática dos agentes sociais, entre outros, Sousa (2016). Para inverter este quadro, uma das estratégias que o país abraçou é a democracia, que tem como suporte a abertura do regime político multipartidário, iniciada com a Constituição da República de 1990, clarificada e aprofundada na revisão constitucional de 1996, 2004, 2014 e 2018 consecutivamente. Com base na revisão bibliográfica, no quadro jurídico legal Moçambicano, no código de postura camarária do município e na entrevista, o objectivo desta pesquisa é avaliar o investimento em infraestrutura urbana e rural, na autarquia da cidade de Nampula, que englobam espaços verdes, incluindo jardins e viveiros da autarquia; rodovias, incluindo passeios; habitação económica; cemitérios públicos; instalações dos serviços públicos da autarquia; mercados e feiras e bombeiros.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. G. M. (2006) Espaço urbano demograficamente multifacetado: As cidades de Maputo e da Matola. Disponível em: www.apdemografia.pt. Acesso em: 25 Novembro. 2018. [ Links ]
BAÍA, A. H. M. (2008) Reflexões sobre o espaço urbano: A cidade de Nampula. Disponível em:www.codesria.org. Acesso em: 25 de Novembro. 2018. [ Links ]
BRASIL - Ministério das Cidades (2006a) Curso de gestão integrada da mobilidade urbana. Brasília: Mcidades. [ Links ] Acesso em: 25 de Novembro. 2018.
CISTAC, G. (2012). Institucionalização, organização e problemas do poder local. Lisboa: Jornadas de direito municipal comparado Lusófono.
Constituição da Republica de Moçambique (CRM) e Pacote Autárquico.
GONÇALO Sousa (1 de June, 2016), Moçambique: um dos países mais pobres do Mundo, em África, Moçambique, Portugal, disponível em http://mundodeviagens.com/paises-mais-pobres/, acessado em 27/11/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.