USO DAS TICs NO PROEJA: REVISÃ0 BIBLIOGRÁFICA DE 2009 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1851Palavras-chave:
PROEJA, TICs, aprendizagem, prática pedagógicaResumo
Este artigo corresponde a uma revisão bibliográfica que analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no PROEJA no âmbito das teses, dissertações e artigos que abordam a temática. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no formato de levantamento de produção de conhecimento, tendo, como descritores: PROEJA e tecnologia; PROEJA. Apresenta considerações relativas à análise de 5 artigos, 3 dissertações e 1 tese, provenientes de um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Banco de Teses da Capes, do Portal Domínio Público, da biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e do Buscador Google Acadêmico. Como questão norteadora: Que conhecimento vem sendo produzido no contexto das produções científicas acerca do uso das TICs no PROEJA? O objetivo do presente artigo foi analisar as dissertações, teses e artigos disponíveis em bases de dados acadêmicos no período de 2009 a 2019. Entre os aspectos relevantes destacados encontra-se a importância atribuída à escola para a aproximação dos alunos da EJA com as tecnologias digitais e o quanto esta aproximação pode colaborar na reconfiguração das relações sociais. Constatou-se que as produções científicas acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no PROEJA estiveram relacionadas à investigação de como, as mesmas, vêm sendo apropriadas por discentes e docentes no sentido da promoção de uma melhoria da prática pedagógica por parte do docente e seu caráter de apropriação, incorporação e em relação à forma que os discentes vêm se apropriando dos conhecimentos das TICs.
Downloads
Referências
ABREU, Karen Cristina Kraemer; SILVA, Rodolfo Sgorla da. História e Tecnologias da Televisão. 2011. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/abreu-silva-historia-e-tecnologias-da-televisao.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. 2013. 268f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.
______. Lei nº 5.224 de 1 de outubro de 2004. Dispõe sobre a organização dos Centros Federais de Educação Tecnológica. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5224.htm. Acesso: 21 OUT. 2019.
______. Decreto n. 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF: 2005.
_______. Decreto n. 5.840, de 13 de junho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF: 2006.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento Base. Brasília. 2007. Disponível em:
portal.mec.gov.br › setec › arquivos › pdf2 › proeja_medio. Acesso em: 01 dez. 2019.
CANARIN, Gisele Joaquim. Desafios da inclusão digital no PROEJA – Campus Florianópolis – Continente/SC. 1º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IF-SC, Campus Criciúma, Santa Catarina, 2011. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e152/3c6e4683f2e257c157565181ab3481170a4a.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
CASTELLS, M. O poder da comunicação. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2015.
CUNHA, Luiz Antonio; GÓES, Moacir de (orgs). O Golpe na Educação. 11. Ed. Ed. Jorge Zahar, 2002.
CURY, Lucilene; CAPOBIANCO, Lígia. Princípios da história das tecnologias da informação e comunicação:grandes invenções. VIII Encontro Nacional de História da Mídia. Unicentro, Guarapuava-PR, 2011. Disponível em: http://www.ufrg.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/8o-encontro-2011-1/artigos/Princípios%20da%20Historia%20das%20Tecnologias%20da%20Inf. Acesso em: 23 out. 2019.
DEMÉTRIO, Rinaldo. Internet. São Paulo, Érica, 2001.
DUTRA, Flora. A história do telefone celular como distinção social no Brasil: da elite empresarial ao consumo da classe popular. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 05, n 02, jul./dez.2016.
FERREIRA, Andréia da Paixão. A invenção do rádio: um importante instrumento no contexto da disseminação da informação e do entretenimento. 2013. In.: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.3, n.1, mar.2013.
FERNANDES, Rosane Rosa Dias. O ambiente virtual de aprendizagem moodle como apoio ao ensino presencial da disciplina matemática na educação de jovens e adultos.2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. 2013.
FERNANDES, Jarina Rodrigues. O Computador na Educação de Jovens e Adultos: sentidos e caminhos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
______. A integração das tecnologias da informação e comunicação ao currículo no PROEJA. 2012. Tese (Doutorado em Educação - Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012a.
______. Software para apoiar a aprendizagem: sinais de integração das tecnologias da informação e comunicação ao currículo no PROEJA. 2012. In: VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza- SP, 2012, São Paulo. Anais do VII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza- SP, 2012b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
FREITAS, M. T. A. Computador/internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural. SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MULTIMODALIDADE E ENSINO, Anais... 2, 2008, Recife. Anais eletrônicos... Recife, 2008. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Teresa-Freitas.pdf>. Acesso em: 15 out. 2019.
GRÉGIO, Bernadete Maria Andreazza. O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do Ensino Fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: Uma realidade a ser construída. Campo Grande, 2005. 339p. Dissertação (Mestrado). Mestrado em Educação. Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, 2005.
HERPICH, Róger. As tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de adultos: um estudo de caso no PROEJA. 2018. ESSE-Politécnico do Porto. Mestrado em Educação. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/12745/1/DM_R%C3%B3gerHerpich_2018.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
KLEIMAN, Ângela Bustos; MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 15, 2018.
KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In.: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos -SP, 2007.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2011.
LIMA, Christiane Ferreira Lemos; SILVA, Luziane Melo da. O uso das tecnologias da informação e comunicação pelos discentes e docentes do PROEJA do IFMA – Campus Maracanã. Acta Tecnológica, v. 12, n. 1, 2017.
LUPI, Márcia Estela Argüelles. Utilização de videoaulas de Matemática na educação de jovens e adultos. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
MOLL, Jaqueline. Apresentação. (Org.). In: MOLL, J. Educação de jovens e adultos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MOURA, Dante Henrique. EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. In: Boletim 16, set. 2006. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Disponível em:
portal.mec.gov.br › setec › arquivos › pdf2 › boletim_salto16. Acesso: 1 dez. 2019.
______. Sociedade, educação, tecnologia e os usos das TIC nos processos educativos. In: Trabalho necessário. 2004. Revista Eletrônica do Neddate. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/3645. Acesso em: 11 nov. 2019.
MOURA, Maria da Gloria Carvalho. Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica. Curitiba: Educarte, 2003.
MORAN, José M.; ALMEIDA, Maria E. B. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas. SP: Papirus, 2000, p. 11-66.
NICOLODI, S.T.; NUNES, A.L.R. Globalização e educação: elementos para repensar a atuação do professor face às mudanças tecnológicas no atual contexto. Revista Educação, n. 01, 2000. p.44.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos. Hamburgo: V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos- (V CONFINTEA), 1997. Disponível em: www.unesco.cl/biblioteca/documentos/ept. Acesso em: 07 dez. 2019.
PAIVA, V. L. M.O. O uso de Glogster na formação do professor de língua inglesa. In: Ribeiro, A. E.; Novais, A. E. C. (Org.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
______. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em acesso em: 12 out. 2019.
PAIVA, Jane. Tramando Concepções e Sentidos para Redizer o Direito à Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Educ., Dez 2006, vol.11, no.33, p.519-539. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a12v1133.pdf.Acesso em: 20 nov. 2019.
ROCHA, Glauco Capper da; SOUZA FILHO, Veridiano Barroso de Souza. Da guerra às emoções: história da internet e o controverso surgimento do Facebook. In.: Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. IV Encontro Regional Norte de História da Mídia. Rio Branco – AC, 2016.
RODRIGUES, Dorisdei Valente; TELES, Lúcio França. Integração curricular na prática: A experiência do grupo PROEJA Transiarte - Observatório da Educação. In.: Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 3 n. 4, 2016.
SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1996.
SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. RIBEIRO, V. M. (Org.). In: Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado das Letras, Ação Educativa, 2001.
SOUZA JUNIOR, Mauro Roque de. O Mobral, um marco do regime militar. In: SOUZA JUNIOR, Mauro Roque de. A Fundação Educar e a extinção das campanhas de alfabetização de adultos no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2012, p. 38-53 Disponível em: https://itr.ufrrj.br/portal/fundacao-educar-e-extincao-das-campanhas-de-alfabetizacao-de-adultos-no-brasil/. Acesso em: 21 nov. 2019.
VANDRESEN, Ana Sueli Ribeiro. Web 2.0 e educação: Uso e Possibilidades. In: X congresso nacional de educação - educere, 2011, Curitiba. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Curitiba: PUCPR, 2011. p. 12658 - 12667.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.