USO DAS TICs NO PROEJA: REVISÃ0 BIBLIOGRÁFICA DE 2009 A 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1851

Palavras-chave:

PROEJA, TICs, aprendizagem, prática pedagógica

Resumo

Este artigo corresponde a uma revisão bibliográfica que analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no PROEJA no âmbito das teses, dissertações e artigos que abordam a temática. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no formato de levantamento de produção de conhecimento, tendo, como descritores: PROEJA e tecnologia; PROEJA. Apresenta considerações relativas à análise de 5 artigos, 3 dissertações e 1 tese, provenientes de um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Banco de Teses da Capes, do Portal Domínio Público, da biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e do Buscador Google Acadêmico. Como questão norteadora: Que conhecimento vem sendo produzido no contexto das produções científicas acerca do uso das TICs no PROEJA? O objetivo do presente artigo foi analisar as dissertações, teses e artigos disponíveis em bases de dados acadêmicos no período de 2009 a 2019. Entre os aspectos relevantes destacados encontra-se a importância atribuída à escola para a aproximação dos alunos da EJA com as tecnologias digitais e o quanto esta aproximação pode colaborar na reconfiguração das relações sociais. Constatou-se que as produções científicas acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no PROEJA estiveram relacionadas à investigação de como, as mesmas, vêm sendo apropriadas por discentes e docentes no sentido da promoção de uma melhoria da prática pedagógica por parte do docente e seu caráter de apropriação, incorporação e em relação à forma que os discentes vêm se apropriando dos conhecimentos das TICs.

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Biografia do Autor

  • Demerval Nunes de Sousa

    Servidor público federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico. Mestre em educação pela Universidade Aberta de Assunção (UAA), com diploma revalidado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutorando pela UAA.

  • Rosilda Maria Alves

    Professora da rede municipal de Teresina e Servidora Federal exercendo o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharel em Serviço Social pela UFPI. Mestrado em Educação pela UNB e doutorado em Educação pela UNINOVE-SP.

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Publicado

08/09/2022

Como Citar

USO DAS TICs NO PROEJA: REVISÃ0 BIBLIOGRÁFICA DE 2009 A 2019. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391851. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1851