O JOGO DUOTRI - UMA POSSIBILIDADE À COMPREENSÃO DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1872

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos de Matemática no Ensino Fundamental, fica nítida a necessidade da inserção de atividades com diferentes metodologias de ensino. Alguns pesquisadores na área de Educação Matemática, como Grando (2004) e Lorenzato (2006) apresentaram alternativas que podem ser adotadas pelos professores de Matemática, dentre elas, o uso de jogos. Com base nisso, o objetivo principal deste trabalho foi investigar a utilização do jogo de cartas DUOTRI como alternativa nos processos de ensino e de aprendizagem das representações de frações. Inicialmente, realizou-se um estudo bibliográfico sobre os jogos na Educação Matemática voltados ao conceito de fração, sendo observado que existem poucos trabalhos envolvendo essa temática. Em seguida, elaborou-se o jogo DUOTRI envolvendo o tema em questão. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com a participação de 37 alunos de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual da cidade de Petrolina-PE. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com a finalidade de verificar o nível de conhecimento dos alunos, posteriormente, aplicou-se o jogo DUOTRI, que aborda as representações de frações. Após a vivência do jogo, os alunos escreveram uma carta descrevendo as suas impressões a respeito dele. E, por último ocorreu uma roda de conversa para discutir sobre os pontos positivos e negativos do jogo. Após a leitura das cartas, foi constatado que, para a maioria dos alunos, a aplicação do jogo foi útil na revisão do conteúdo proposto.

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Biografia do Autor

Kennedy Almeida Sampaio Vieira

Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Deivid Santos de Almeida

Licenciado em Matemática e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Matemática através do Programa de Doutorado em Matemática em Associação entre as Universidades Federais de Alagoas e da Bahia (UFAL/UFBA).

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Publicado

07/09/2022

Como Citar

Almeida Sampaio Vieira, K., & Almeida, D. S. de . (2022). O JOGO DUOTRI - UMA POSSIBILIDADE À COMPREENSÃO DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391872. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1872