A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE SAÚDE E SUAS PRÁTICAS E SABERES PEDAGÓGICOS: ANÁLISE REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1873Palavras-chave:
Docência, Capacitação Profissional, Educação Baseada em CompetênciasResumo
Introdução: O exercício da docência demanda a formação específica do professor e as constantes mudanças ocorridas no campo do saber nos últimos anos denota o despreparo em questões pedagógicas de na formação de profissionais de saúde exigidas pelo sistema de educação. Objetivo: analisar na literatura brasileira a abordagem das práticas e saberes pedagógicos dos professores de nível superior nos cursos de saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com estudos entre os anos de 2017 e 2022 visando responder “O que os estudos brasileiros evidenciam em relação as práticas e saberes docente nos cursos de saúde?”. Resultados e discussão: A graduação em saúde demonstra-se frágil no que tange a formação pedagógica dos profissionais de saúde. Exige-se remodelações nos métodos de ensino e curricularização pedagógica nos cursos de saúde, visto ser um profissional de saúde que forma outro. Conclusão: Novos estudos devem ser efetivados com foco na mudança de forma de ensino-aprendizagem e técnicas disciplinares, visando novas práticas de saúde através de saberes pedagógicos.
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