A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE SAÚDE E SUAS PRÁTICAS E SABERES PEDAGÓGICOS: ANÁLISE REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1873

Palavras-chave:

Docência, Capacitação Profissional, Educação Baseada em Competências

Resumo

Introdução: O exercício da docência demanda a formação específica do professor e as constantes mudanças ocorridas no campo do saber nos últimos anos denota o despreparo em questões pedagógicas de na formação de profissionais de saúde exigidas pelo sistema de educação. Objetivo: analisar na literatura brasileira a abordagem das práticas e saberes pedagógicos dos professores de nível superior nos cursos de saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com estudos entre os anos de 2017 e 2022 visando responder “O que os estudos brasileiros evidenciam em relação as práticas e saberes docente nos cursos de saúde?”. Resultados e discussão: A graduação em saúde demonstra-se frágil no que tange a formação pedagógica dos profissionais de saúde. Exige-se remodelações nos métodos de ensino e curricularização pedagógica nos cursos de saúde, visto ser um profissional de saúde que forma outro. Conclusão: Novos estudos devem ser efetivados com foco na mudança de forma de ensino-aprendizagem e técnicas disciplinares, visando novas práticas de saúde através de saberes pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta Corrêa Amaral Gomes

Bióloga. Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina.

Lucineide Oliveira de Sousa

Pedagoga. Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina.

Giselle Costa dos Santos

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU Petrolina.

Isabella Gomes Wanderley

Enfermeira pela Universidade Jorge Amado em Salvador/BA. Enfermeira Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário de Petrolina/PE pela EBSERH.

Giselle Karine Muniz de Melo

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco em Recife/PE. Enfermeira Chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário de Petrolina/PE pela EBSERH.

Marília Andrada Brito Carvalho

Enfermeira pela Escola Superior de Saúde de Arcoverde em Arcoverde/PE. Superintendente de Atenção Primária em Saúde do município de Juazeiro/BA. Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro/BA

Giselle de Medeiros Félix

Enfermeira pela Escola Superior de Saúde de Arcoverde em Arcoverde/PE. Mestra em Saúde Coletiva com área de Concentração em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde Ofertado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês de São Paulo/SP. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco - SES/PE, Brasil

Thaise de Araújo Rocha

Enfermeira pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina/PE. Enfermeira Obstetra no Hospital Dom Malan em Petrolina/PE.

Lucas Rafael Monteiro Belfort

Enfermeiro pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina/PE. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Victor Hugo da Silva Martins

Enfermeiro pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina/PE. Doutorando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BEZERRA, Kelma Lopes; MACÊDO, Maria Erilúcia Cruz. A Metodologia Ativa na Formação Profissional de Acadêmicos da Área da Saúde. ID on line. Revista de psicologia, v. 14, n. 53, p. 408-421, 2020.

COLARES, Karla Taísa Pereira; DE OLIVEIRA, Wellington. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018.

MELO, Célio Amoêdo; DE SOUSA, Maísa Silva. Tecnologia educacional como estratégia integrativa de complementação na formação de estudantes e profissionais da área da saúde: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, p. e87101018796-e87101018796, 2021.

MUNHOZ FURTADO, Carolina Tizzot; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. O processo de desenvolvimento docente no ensino superior da área de saúde: revisão integrativa. Espaço para a Saúde, v. 22, 2021.

FERREIRA, Raína Pleis Neves et al. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018.

MACENHAN, Camila; TOZETTO, Susana Soares; BRANDT, Celia Finck. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 505-525, 2016.

MAGALHÃES, Cleidilene Ramos; DA SILVA SPOHR, Fúlvia. Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde. Roteiro, v. 46, n. 1, p. 27197, 2021.

MAKUCH, Débora Maria Vargas; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. A integralidade do cuidado no ensino na Área da Saúde: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, p. 515-524, 2017.

MONTANARI, Patrícia Martins. Formação para o trabalho no ensino das graduações em saúde. Saúde e Sociedade, v. 27, p. 980-986, 2018.

MORAES, Fátima Cristina Gonçalves de; RAMOS, Paula; GIANNELLA, Tais Rabetti. Saberes Docentes e Formação em Saúde: uma revisão da literatura. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, p. 455-463, 2020.

PANDOLPHO, Maria Heloisa da Silva. O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 267-278, 2003.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, n. 34, p. 169–184, 2009.

TREVISO, Patrícia; COSTA, Bartira Ercília Pinheiro da. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação em sua atividade docente. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, 2017.

Downloads

Publicado

08/09/2022

Como Citar

Gomes, T. C. A., Sousa, L. O. de, Santos, G. C. dos, Wanderley, I. G., Melo, G. K. M. de ., Carvalho, M. A. B., … Martins, V. H. da S. (2022). A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE SAÚDE E SUAS PRÁTICAS E SABERES PEDAGÓGICOS: ANÁLISE REFLEXIVA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391873. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1873