MERENDA ESCOLAR SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DA CAÁLA, FACTORES QUE A IMPEDEM, HUAMBO – ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1878Palavras-chave:
Merenda escolar, sustentável, Caála .Resumo
Com o objectivo de constatar a utilização de produtos locais em merenda escolar sustentável no Município da Caála, província do Huambo, foram realizadas visitas em campos de cultivo para selecionar ospotenciais produtos, produtores familiares e cooperativas, posteriormente, realizaram-se outras visitas em unidades escolares do primeiro e segundo ciclo, no sentido de verificar as estruturas em termos de refeitórios e a capacidade para adquisição dos mesmos produtos. Para tal, foram utilizados coletas de dados no campo, observação directa e aplicado um inquérito exploratório com formulário semiestruturado. Todos os produtores familiares e cooperativas produzem vários produtos e em quantidades suficiente em todas estacoes do ano com uma diminuição no estacão seca, entre os alimentos produzidos estão o milho, feijão, batata-doce, batata rena, banana, cenoura, tomate, inhame (taro), couves, limão, cana, ovos, tilápia entre outros. As escolas não possuem estruturas como refeitório para confecionar merendas escolares nem suporte financeiro em algumas delas. Os produtos locais podem ser utilizados em merenda escolar de forma sustentável, pelo que as escolas devem ter recursos financeiros, reestruturar e adaptar algumas das escolas para possuírem refeitórios.
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