A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O FORTALECIMENTO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA POLÍCIA MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1898

Palavras-chave:

Marketing Público. Segurança Pública. Polícia Militar. Imagem institucional.

Resumo

Quando se pensa em marketing não é incomum que, até mesmo em face do escorço histórico trilhado, esteja ele logo atrelado aos ideais de mercado, competitividade e lucratividade. No entanto, cada vez mais tem chamado atenção uma particular espécie desta ciência, aquela que, destituída de interesses econômicos e voltada ao setor público, busca a satisfação dos cidadãos-clientes e a viabilização das trocas entre estes e os muitos organismos estatais. Nessa perspectiva, o presente trabalho se debruça sobre a aplicação do marketing em um campo específico do setor público: o da Segurança Pública. Objetiva-se analisar a relevância e contribuição do marketing institucional para o fortalecimento da imagem institucional da Polícia Militar. Para tanto, recorre-se à literatura de Kotler (1996, 2008, 2012) e a outros pertinentes estudos que, para além do campo teórico, demonstram o êxito na aplicação do marketing ao setor público. Em termos metodológicos, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2008), o estudo assume os contornos de pesquisa bibliográfica-documental de abordagem qualitativa. Conclui-se pela premência na implementação do marketing também no âmbito da Segurança Pública e pela indiscutível contribuição que pode trazer ao reconhecimento da Polícia Militar como instituição pública referencial.

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Biografia do Autor

João Paulo de Sousa Ferreira

Especialista em Direito Penal Militar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Bacharel em Segurança Pública com certificação pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Bacharelando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Reivan Carvalho da Silva Filho

Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública com certificação pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

11/09/2022

Como Citar

Ferreira, J. P. de S., & Silva Filho, R. C. da. (2022). A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O FORTALECIMENTO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA POLÍCIA MILITAR . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391898. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1898