A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O FORTALECIMENTO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA POLÍCIA MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1898Palavras-chave:
Marketing Público. Segurança Pública. Polícia Militar. Imagem institucional.Resumo
Quando se pensa em marketing não é incomum que, até mesmo em face do escorço histórico trilhado, esteja ele logo atrelado aos ideais de mercado, competitividade e lucratividade. No entanto, cada vez mais tem chamado atenção uma particular espécie desta ciência, aquela que, destituída de interesses econômicos e voltada ao setor público, busca a satisfação dos cidadãos-clientes e a viabilização das trocas entre estes e os muitos organismos estatais. Nessa perspectiva, o presente trabalho se debruça sobre a aplicação do marketing em um campo específico do setor público: o da Segurança Pública. Objetiva-se analisar a relevância e contribuição do marketing institucional para o fortalecimento da imagem institucional da Polícia Militar. Para tanto, recorre-se à literatura de Kotler (1996, 2008, 2012) e a outros pertinentes estudos que, para além do campo teórico, demonstram o êxito na aplicação do marketing ao setor público. Em termos metodológicos, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2008), o estudo assume os contornos de pesquisa bibliográfica-documental de abordagem qualitativa. Conclui-se pela premência na implementação do marketing também no âmbito da Segurança Pública e pela indiscutível contribuição que pode trazer ao reconhecimento da Polícia Militar como instituição pública referencial.
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