ELETRICIDADE ESTÁTICA: O PROCESSO DA GERAÇÃO À DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, ENFATIZANDO O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1942Palavras-chave:
Eletricidade estática, O processoResumo
A física relaciona-se com as necessidades humanas básicas, saúde, moradia, alimentação, transporte e muito mais. No entanto, a física tem demonstrado ter uma das maiores taxas de reprovação nas escolas há algum tempo. Muitos alunos veem isso como: muito difícil, abstrato e irrelevante para a vida cotidiana. No entanto, alguns pesquisadores atribuem essa percepção aos métodos tradicionais de ensino utilizados nas escolas, que dão mais ênfase à memorização de fórmulas, fatos, teorias, símbolos e modelos ao invés de proporcionar aos alunos a contextualização do conteúdo ao invés de se preocupar em explorar o contexto em que leis e teorias são apresentados, resultando na dogmatização do conhecimento científico. Portanto, o objetivo deste estudo foi compreender o processo de desenvolvimento desde o início da eletricidade até sua aplicação prática em escala comercial. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas de literaturas científicas. O processo da geração à distribuição de energia elétrica, enfatizando o contexto histórico e social, promove o debate, a investigação e vincula o conhecimento físico à vida cotidiana, promovendo a compreensão do que se estuda.
Downloads
Referências
BONADIMAN, Hélio; AXT, Rolando; BLUMKE, Roseli Adriana; VINCENSI, Giseli. Difusão e popularização da ciência. Uma experiência em Física que deu certo. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2004.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
FERREIRA, M.S.; CAVALCANTE, C. A.; FONTES C. H., S. Marambio, J. E. O setor elétrico brasileiro. Revista do Instituto Politécnico da Bahia. Nº 7-E, 2010.
GASPAR, Alberto. Física. V. 3. São Paulo, S. P., Editora Ática, 2003.
LEÃO, Ruth. GTD- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Caderno Didático da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Engenharia Elétrica. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/54810993/Apostila-GTD-I-v1> Acesso em 20 de março de 2022.
LEITE, Carlos A. F. Instalações Elétricas. Caderno Didático da UNESP Disponível em <http://unilins.edu.br.pdf> Acesso em 20 de março de 2022.
LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da; ALVARES, Beatriz Alvarenga. Física. V. 3, São Paulo, S.P. Spcione, 2011.
MARTINS, Roberto de Andrade. A história e seus usos na educação. In: Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. SILVA, Cibelle Celestino (Org.). São Paulo, S.P.: Livraria da Física, 2006
MOTA, Rosana Paiva. Modelo de operação ótima para cascata do Rio Pardo. 2010, 82 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia Eletricista). Universidade Federal do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, 2010.
MUSSOI, Fernando Luiz Rosa. Sinais Senoidais: Tensão e Corrente Alternadas. 3ª ed. Florianópolis, S. C., CEFET, 2006.
PENTEADO, Paulo César M.; TORRES, Carlos Magno A. Física: ciência e tecnologia. V3, São Paulo, S.P.: Moderna, 2010.
POMILIO, José Antenor. Uma breve história da eletricidade industrial e da eletrônica de potência, 2012. Caderno Didático da Universidade Estadual de Campinas-Departamento de Sistemas e Controle de Energia.
SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o Tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala em uma Situação de Ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 3, 2002.
SILVA, Mauricio Nogueira Maciel da. O papel atual da experimentação no ensino de física. In: XI Salão de Iniciação Cientifica – PUCRS. 2010
SOUZA, Marcus Venícius Juliano de; DANTAS, Valter Assis; FREITAS FILHO, J. Rufino de; ALMEIDA, Maria Angela Vasconcelos de. Utilização de situação de estudo como forma de alternativa para o ensino de física. Revista Ensaio, vol. 11, nº 1, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.