HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1943Palavras-chave:
História da educação físicaResumo
Hoje a sociedade passa por uma década que favorece a juventude ao sedentarismo e consequentemente ao desenvolvimento de diversas doenças como pressão alta, colesterol, diabetes, entre outras relacionadas não apenas a má alimentação como o mau hábito de vida e a não prática atividades físicas. A realização de atividades físicas na escola é tida como crucial para a qualidade de vida e inclusão das crianças. Pensando nisso, o presente trabalho tem como proposta a reflexão de alguns problemas enfrentados pelos professores com relação a prática de atividades físicas na disciplina de Educação Física e a promoção do desenvolvimento da saúde física e mental que ela proporcionaria. Portanto, este estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e caráter descritivo com objetivo de apresentar a importância da Educação Física escolar na formação do indivíduo. Conclui-se pela necessidade e importância de a Educação Física estreitar as relações entre teoria e prática e inovar pedagogicamente, a fim de seguir contribuindo para a formação integral do alunado e para a apropriação crítica da cultura corporal de movimento.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. D.; TONIOLO, M. G.; CASTRO, R. M. P. Educação Física Escolar: ensino, vivência e aprendizagem do esporte nos 6° e 7° anos do ensino fundamental 11. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar)-Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
ALTET, M.; CHARLIER, É.; PAQUAY, L.; PERRENOUD, P. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências?.Trad. Fatima Murad e Eunice Gruman. 2.ed. Porto Alegre: Artimed editora, 2001.
ASSUNÇÃO, A. À. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, V. 31, n° 2, 2005.
ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3. ed. rev. e aum. São Paulo: Ed. Moderna, 2009.
BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
BORGES, C. M. F; A Educação Física na Vida das Crianças: significados. Revista da Educação Física UEM, v. 3, n. I, 1992.
BERTHOLD, M. História mundial do teatro. Trad. Maria Paula Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para a elaboração de diretrizes e normas para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. – Brasília: 1996.
CARMO, A. A. do. Educação Física: Competência Técnica e Consciência Política: em busca de um movimento simétrico. Uberlândia: UFU, 1985.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, Papirus, 1995.
DARIDO, S. JUNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. papirus editora,Campinas,SP, 2007.
DIETRICH, K. DURWACHER, G. SCHALLER, H. Os grandes jogos. Metodologia e prática. tradução: Renate Sinderman,Rio de Janeiro, ao livro técnico,1984.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GALLARDO, J. S. P.; OLIVEIRA, A. A. B. de; ARAVENA, C. J. O. Didática de Educação Física: a criança em movimento: jogo, prazer e transformação, São Paulo: FTD, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIUGLIANI, E. R. J. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 4, 2005.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1997.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Ed. Da Unijuí, 2001
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação – visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, 1985.
OLIVEIRA, V. M. de. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAES, R R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Campinas, 1996. Tese (Doutorado)- UNICAMP, 1996a.
PELLEGRINI, A. M. A formação profissional em educação física. In: Educação física na universidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação física e desportos, 1988.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. Esporte de rendimento e esporte na escola. São Paulo: Autores Associados, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.