ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE UM PROCESSO PRODUTIVO ANTES E APÓS SUA ALTERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1982

Palavras-chave:

custos, Análise, Processo, Qualidade

Resumo

Este artigo faz uma análise comparativa dos custos e parâmetros de qualidade de um processo produtivo antes e após sua alteração. A empresa objeto do estudo é uma montadora de ônibus, fica localizada no município de Cascavel, região Oeste do estado do Paraná. Vale destacar, que o estudo dos custos é primordial para que uma empresa se mantenha atuante no mercado de forma competitiva. Analisar os processos com base em dados concretos, como custos envolvidos e recursos utilizados, torna o processo de tomada de decisões mais assertivo e preciso. A coleta de dados foi feita por meio do mapeamento dos processos e levantamento dos custos envolvidos. Com base nos dados coletados, foi realizada a comparação dos processos por meio de cálculos e equações matemáticas. Calculou-se, para ambos os cenários, o impacto dos desperdícios, os custos dos processos e indicadores usados como base para avaliar se o investimento na mudança realizada foi rentável para a empresa. Com o resultado dessa pesquisa, foi possível constatar que por mais que a empresa tenha optado pela mudança de processo sem tomar como base um estudo prévio de viabilidade econômica, a mudança de processo foi uma boa escolha. Entretanto, é de suma importância que análises como essa sejam feitas antes da decisão de alteração de processos, deixando para trás a cultura de tomada de decisão com base apenas na experiência dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando André Felipetto

Centro Universitário UNIVEL

Camila Cândida Compagnoni dos Reis

Centro Universitário UNIVEL

Referências

ALVES, Aline et al. Análise de custo. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

ANTONI, Gustavo. Gestão de custos industriais. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

CARARETO, Edson Soares et al. Gestão estratégica de custos: custos na tomada de decisão. Revista de Economia da UEG, v. 2, n. 2, p. 1-24, JUL/DEZ-2006.

DeFEO, Joseph A.; JURAN, Joseph M. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.

GROOVER, Mikell P. Introdução aos processos de fabricação. 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2014.

JUNIOR, José da Silva Ferreira. Gestão do Custo Industrial em uma Empresa do Setor Calçadista. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 6, n. 1, p. 532-546, 2014.

JUNIOR, Murís Lage. Mapeamento de processos de gestão empresarial. Curitiba: InterSaberes, 2016.

KIMINAMI, Claudio Shyinti; CASTRO, Walman Benício de; OLIVEIRA, Marcelo Falcão de. Introdução aos processos de fabricação de produtos metálicos. Editora Blucher, 2013.

LIRA, Valdemir Martins. Princípios dos processos de fabricação utilizando metais e polímeros. São Paulo: Blucher, 2017.

MARSHALL JUNIOR et al. Gestão da Qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010).

MAURÍCIO, Hugo A. C. Análise do processo de corte a laser numa pequena empresa metalmecânica. Orientador: Dra. Helena M. P. P. D. e Alvedos. 2014. 74f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Engenharia e Gestão Industrial, Departamento de Economia, Universidade de Aveiro, Aveiro - Portugal, 2014.

MEGLIORINI, Evandir. Custos: Análise e gestão. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MOTTA, Regis da Rocha; CALÔBA, Guilherme M. Análise de investimentos: tomada de decisão em projetos industriais. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Douglas Luciano da Silva. Otimização do corte de pontas de um aço livre de intersticiais laminado a quente usando tesoura do tipo guilhotina. Orientador: Prof. Dr. Carlos A. R. P. B. 2011. 136f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, Neila Raquel Solano de et al. A importância da análise de custos para as empresas. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 9, n. 1, p. p. 31-36, maio 2019. ISSN 2179-9660. Disponível em: <https://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/148>. Acesso em: 14 mar. 2022.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PEREIRA, A. S.; COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A. Análise de investimentos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010. 432p.

PUCCINI, E. C. Matemática Financeira e análise de investimentos. 3 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2016.

RAMOS, Edson M. L. S.; ALMEIDA, Silvia dos Santos de; ARAÚJO, Adrilayne dos Reis. Controle Estatístico da Qualidade. Porto Alegre: Bookman, 2013.

REIS, Camila C. C. dos. Viabilidade econômica da adaptação de um hospital público para obtenção de uma certificação ambiental. Orientador: Prof. Dr. Andreas D. W. 2017. 99f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS, 2017.

RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

ROCHA, Henrique Martins; BARRETO, Jeanine dos Santos; AFFONSO, Ligia M. F. Mapeamento e modelagem de processos. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

SALGADO, C. C. R. et al. Contribuições à melhoria de processos organizacionais: uma avaliação empírica sob a perspectiva de mapeamento de processos em uma unidade da Universidade Federal da Paraíba. Holos, v. 1, p. 151-168, 2013.

SAMANEZ, Carlos P. Engenharia Econômica. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

SANTOS, Geisiane Bárbara Inácio dos. A importância do controle de serviços na gestão de uma metalmecânica utilizando planilhas eletrônicas no Excel. Orientador: Prof. Me. Daniel A. de Moura P. 2016. 63f. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) – Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Universidade Federal de Campina Grande, Sumé-PB, 2016.

SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção. 2. ed. – Porto Alegre: Bookman, 1996.

SILVA, Fabiane Padilha da; ALVES, Aline. Análise de investimentos e fontes de financiamento. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

SILVA, Raimundo Nonato Sousa; LINS, Luiz dos Santos. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. São Paulo: Atlas, 2010.

SILVEIRA, Fabrício D.; SCHAEFFER, Lírio; Diretrizes para projeto de ferramenta de estampagem-Parte I. Ferramental. n.17, p.13-20, maio/jun. 2008.

SLACK, Nigel et al. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. 2. ed. Porto Alegre, 2013.

SOUZA, Antônio Artur et al. Análise de sistemas de informações utilizados como suporte para os processos de estimação de custos e formação de preços. ABCustos, v. 1, n. 1, p. 114-141, 2006.

SOUZA, Stefania M. de Oliveira. Gestão da Qualidade e produtividade. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

WILDAUER, Egon Walter; WILDAUER, Laila Del Seleme. Mapeamento de processos: Conceitos, técnicas e ferramentas. Curitiba: InterSaberes, 2015.

TELECURSO 2000. Corte com laser. Aula 62.

TELECURSO 2000. Corte e dobra. Aula 71.

Downloads

Publicado

27/09/2022

Como Citar

Felipetto, F. A., & Cândida Compagnoni dos Reis, C. (2022). ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE UM PROCESSO PRODUTIVO ANTES E APÓS SUA ALTERAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e391982. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1982