SISTEMA WEB COM INDICADORES DE ATRASO NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2076

Palavras-chave:

Indicadores de Atraso de Diagnóstico, Requisitos, Sistemas de Dados, Câncer de Mama

Resumo

Objetivo: Mapear evidências sobre sistema web com requisitos para indicadores de atraso no diagnóstico de câncer de mama. Introdução: O câncer de mama é o câncer mais frequente no mundo. O conhecimento de inovações que auxiliem no diagnóstico precoce ajudará na elaboração de novas tecnologias que melhorem o monitoramento desse grave problema de saúde pública. Critérios de elegibilidade: Foram incluídos os requisitos de um sistema web para monitoramento de indicadores de atraso de diagnóstico no câncer de mama. Metodologia: Utilização do PRISMA-ScR para sistematização do protocolo de pesquisa, que deverá ser realizada na LILACS, MEDLINE, PubMed e Scopus. Serão avaliadas publicações selecionadas a partir de texto completo disponível nos idiomas português, inglês e espanhol, com um recorte temporal de cinco anos anteriores ao período de busca e leitura. Também poderão ser incluídos estudos publicados em sites governamentais, Google Acadêmico e repositórios de teses e dissertações de mestrado e doutorado. Resultado esperado: Identificar fontes de publicações ou lacunas do conhecimento sobre sistemas de gerenciamento de base de dados, principalmente sistemas web que contenham indicadores de atraso no diagnóstico de câncer de mama. Conclusões: Pela sistematização a ser utilizada na revisão proposta, esse protocolo possibilitará uma maior fidedignidade e reprodutibilidade ao processo da pesquisa. As descobertas desse estudo permitirão avaliar a extensão dos estudos já realizados na área, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias digitais para o controle do câncer de mama.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdenrique Macêdo de Sousa

    Médico obstetra, ginecologista e mastologista. Especialista em Segurança do Paciente. Especialista em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão da Qualidade em Saúde. Instituto do Câncer do Ceará

  • Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard, Universidade Estadual do Ceará

    Pos-doutorado em Saúde Coletiva, Doutora em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Ciências Fisiológicas, Especialista em Gestão pública de Saúde.Farmacêutica com Habilidade em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará. Professora universitária com expertise em Imunologia Clínica, Farmacognosia, Farmacologia Atua principalmente, nos seguintes temas: Epidemiologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Educação e Profissionais de Saúde. 

  • Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará

    Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem São Vicente de Paula Agregada a UFC , graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará, graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará . Especialização em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Enfermagem. Doutorado em Enfermagem na Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família e Práticas de Saúde.  Supervisão de pós-doc na área de Saúde Coletiva.  Membro Fundadora da Academia Cearense de Saúde Pública. Profa aposenta e Emérita da UECE.

Referências

Arnold M, Morgan E, Rumgay H, Mafra A, Singh D, Laversanne M, et al. Current and future burden of breast cancer: Global statistics for 2020 and 2040. The Breast. 2022; 66:15–23.

Instituto Nacional do Câncer. Incidência de Câncer no Brasil - Estimativa 2020. A situação do câncer de mama no Brasil: Síntese de dados dos sistemas. INCA; 2019. Rio de Janeiro: 2019.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018; 169(7), 467–73.

Araújo WCO. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Convergências em Ciência da Informação. 2020; 3(2):100-34.

Downloads

Publicado

26/10/2022

Como Citar

SISTEMA WEB COM INDICADORES DE ATRASO NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3102076. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2076